Limpar ferrugem com vinagre é um dos métodos caseiros mais utilizados. Mergulhe a ferramenta por 48 horas no produto e depois esfregue com uma esponja de aço. Poderá ser necessário repetir a operação para a limpeza completa. Após essa etapa, seque bem a ferramenta e finalize com óleo vegetal.
Limpeza Básica: Com a faca limpa e seca, corte o limão ao meio e esfregue com cuidado na parte enferrujada para limpar pequenas e recentes manchas de ferrugem, depois limpe com um pano úmido e seque bem.
Você sabe como limpar o tanque da sua lavanderia?
No entanto, caso a mancha amarelada esteja sendo difícil de remover, o ideal é recorrer à clássica combinação de vinagre e bicarbonato de sódio. Aplique a mistura diretamente no local da mancha, espere cerca de 15 minutos e, então, use uma escova de dentes velha ou esponja para esfregar.
Os tecidos de fibra de vidro nunca devem ser colocados em uma máquina de lavar ou secar. Eles devem ser lavados com um pano úmido ou enxaguados em um balde com detergente neutro e enxaguados novamente com água, Não use pregadores para pendurá-los para secar, pois isso pode danificar a superfície.
Adicione meia xícara de vinagre e meia xícara de água fria a um borrifador de 900 ml. Coloque a tampa no frasco e agite-o levemente para misturar a solução. Borrife quaisquer manchas de água em sua pia de fibra de vidro com a mistura de vinagre. Limpe gentilmente com um pano macio e não abrasivo para removê-las.
Resina: Material menos poroso que o granito, deve ser limpo apenas com detergente neutro e água. Porém, se estiver sujo há bastante tempo pode se usar saponáceo cremoso ou líquido. Esfregue esse produto com a parte áspera da esponja e depois enxágue.
Aplique suco de limão ou vinagre sobre as áreas manchadas. Tratam-se de ácidos brandos bastante eficazes na remoção de manchas de ferrugem. Se optar pelo limão, você pode simplesmente espremer o suco sobre a mancha ou esfregar uma fatia na pia. Se optar pelo vinagre, basta borrifar o produto sobre o local.
Seque com uma flanela de micro fibra, que não solta fiapos. Se o costado estiver amarelado, primeiro lave-o com o Limpa Costado, que devolve o branco original da embarcação, e depois aplique uma Cera Náutica liquida ou em pasta, que contenha PTFE*. Por último, passe o Brilho Rápido.
Uma vez por ano, é aconselhável lavar todo o casco com água e detergente suave biodegradável (o de louças serve) ou com sabão neutro, secar bem e aplicar uma camada de cera de alta qualidade sobre toda a superfície lisa do barco. Depois, é só lustrar com uma flanela, toalha ou seca.
Pode parecer óbvio, mas limpar bem o barco após usá-lo pode evitar muita dor de cabeça. Mesmo que você navegue em água doce, é sempre bom jogar um jato de água e utilizar um sabão neutro. Use também uma capa para deixa-lo guardado, ajuda a proteger da poeira e ação do tempo.
IMPORTANTE: Use um Polidor sem detritos!! Use o Amido com um polidor para lustrar uma área de cerca de 60cm x 60cm do barco por vez, faça movimentos amplos e circulares, buscando remover quaisquer marcas que sobraram do processo feito com a lixa, cuidado ao aplicar pressão para não deixar o polimento desigual!
Para isso, use uma lixa d'água. Comece com uma mais grossa, número 360, e vá diminuindo até chegar a de número 600. Caso algum defeito persista depois de lixado, repita a etapa 4. 6 – Encere o gelcoat - Aplique cera (pode ser a automotiva) sobre a área consertada e retire-a com estopa.