A aplicação deve ser feita por via intramuscular, podendo ser feita por via subcutânea profunda. Não deve ser aplicada em nenhuma circunstância por via intravascular. Esta vacina deve ser administrada somente por um médico ou profissional de saúde habilitado.
O preço da vacina é R$89,90.
Vacina da gripe (Influenza) Na rede pública, a vacina administrada é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus da influenza, dois A e um B. Já na rede privada, a imunização é quadrivalente e confere proteção contra três cepas do vírus, dois A e dois B.
"Como é composta por partículas de vírus mortos, não existe nenhuma possibilidade de alguém ficar gripado devido à vacina", garante. Na verdade, são essas partículas que provocam a resposta imunológica em nosso organismo, produzindo proteção contra a doença.
As reações mais comuns à vacina da gripe normalmente surgem pouco tempo após a aplicação da vacina e incluem dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção, além de febre, dor muscular e dor de cabeça.
Outros efeitos adversos que podem ocorrer, mas são incomuns e geralmente de curta duração, incluem: dor de cabeça, febre, náuseas, tosse, irritação no olhos e dor muscular. Existem casos descritos de desmaios entre adolescentes, mas estes parecem estar mais ligados ao medo de agulha do que à vacina em si.