De acordo com os especialistas, o rompimento ocorreu devido a deformações da estrutura da barragem. Eles apontaram ainda uma redução de resistência em determinadas áreas da estrutura devido à infiltração das chuvas fortes que haviam caído na região nos dias anteriores à tragédia.
Mas nem todas as barragens são construídas da mesma forma. Tanto a que se rompeu em Mariana quanto a em Brumadinho são barragens que foram construídas à montante, mas elas também podem ser feitas, por exemplo, à jusante, ou em linha de centro.
À Montante Os alteamentos são realizados no sentido contrário ao fluxo de água (montante). A barragem necessita de rejeito grosso para que o maciço possa ser construído.
“O de jusante é muito mais seguro, porque a barragem cresce para fora e não para dentro. A cada alteamento, a barragem vai sendo construída sobre o natural, ou seja, no solo mais firme. É claro que, com isso, a barragem usa muito mais material, portanto ela fica muito mais cara.
A base da barragem é medida, por meio da projeção horizontal de cada talude, a partir da marcação da crista. A conferência dos taludes é realizada com o auxílio de triângulos de madeira, além do nível de pedreiro. Para fazer o maciço de terra, a compactação da pequena barragem é feita com soquetes ou caminhões.
O controle de percolação é feito por um "cut-off“, escavado a partir do eixo para montante e preenchido com material da mesma natureza do corpo da barragem.
Sua construção é feita escavando-se uma vala no sentido transversal das descidas das águas até a rocha ou camada impermeável. Dentro da vala, estende-se um plástico de polietileno com espessura 200 micra por toda sua extensão, fechando-a em seguida com a terra que foi retirada na sua abertura.
Galinheiro: Com um pouco de madeira e arame, seu tanque galvanizado pode ser facilmente transformado em um galinheiro. Adicionando um topo, irá proteger suas galinhas e seus ovos. Uma velha antena parabólica funciona muito bem como telhado. Piscina: Fuja do calor com sua própria piscina no quintal.
Poliéster flexível. O sistema poliéster flexível é uma solução inteligente para impermeabilização de cisternas e reservatórios de água em geral. Primeiramente, porque a superfície final é atóxica, o que significa que não reage nem causa reações adversas na água que podem comprometer a qualidade da água.
VEDATECH é um produto altamente confiável, testado e aprovado desde 1989 por consultores, que elimina definitivamente vazamentos em piscinas, caixas d'água e lajes executadas em concreto, sem a necessidade de esvaziamento, quebra ou remoção dos azulejos.