Os processos de adoecimento, principalmente os que ameaçam a vida de alguma forma, não se resumem apenas ao adoecimento físico, mas também a um luto simbólico de algo que não está mais presente, gerando nos indivíduos sentimentos ambivalentes, de medo, estresse, ansiedade, tristeza e culpa.
A exposição dos indivíduos a doenças transmissíveis; O baixo número de anti-corpos; A contaminação do corpo devido alguma doença; A alimentação e qualidade de vida, entre outros.
Em outras palavras, a patologia é algo que um órgão tem (disease), enquanto a perturbação é algo que uma pessoa tem (illness). Adoecer é sempre um processo social que envolve outras pessoas além do paciente/cliente/usuário, em uma compreensão mais holística.
substantivo masculino O processo de adoecer, de ficar doente, de perder a saúde. Condição de enfermo, daquele que se encontra doente.
Nesta categoria as cuidadoras revelam que o processo de adoecer é percebido como a manifestação da vontade de Deus, existindo uma forte relação com o pecado e a oportunidade de conversão.
Quanto ao processo de adoecimento e seus Períodos: Período de Incubação é o intervalo de tempo que decorre desde a penetração do agente etiológico no hospedeiro (indivíduo já está infectado), até o aparecimento dos sinais e sintomas da doença, variando de acordo com a doença considerada.
O período patogênico compreende as fases de: patogenia precoce, que precede a da precoce discernível, seguidas pelas fases da patogenia avançada e a da convalescença. A Síndrome Disfônica Ocupacional tem sua aplicação conceitual nas fases precoces de patogenia da doença vocal funcional ou orgânica.
Fase Inicial (ou de suscetibilidade) – nesta fase ainda não há doença propriamente dita, mas existe o risco de adoecer. estágio de ausência de sintomas, mas o organismo apresenta alterações patológicas. Fase Clínica – a doença já se encontra em estágio adiantado, com diferentes graus de acometimento.
O primeiro período da história natural (denominado por Leavell & Clark [1976] como período pré-patogênese), é a própria evolução das inter-relações dinâmicas, que envolvem, de um lado, os condicionantes sociais e ambientais e, do outro, os fatores próprios do suscetível, até que chegue a uma configuração favorável à ...
A fase pré-clínica faz parte do período patogênico. ( F ) Em doenças transmissíveis, o período de latência empírico inclui uma parte do período pré-patogênico. O período de latência inclui apenas período patogênico.
O período Pré-Patogênese é o período na História Natural da Doença em que as condições, hábitos e ambientes são favoráveis ao surgimento da doença, mas esta ainda não surgiu. Já o período de Patogênese inicia-se com as primeiras ações que o ser patológico exerce no infectado.
É o período da patogênese. Este período se inicia com as primeiras ações que os agentes patogênicos exercem sobre o ser afetado. Seguem-se as perturbações bioquímicas em nível celular, continuam com as perturbações na forma e na função, evoluindo para defeitos permanentes, cronicidade, morte ou cura.
[ Medicina ] Que pode provocar uma doença (ex.: agente patogénico ; microrganismo patogénico ). Grafia no Brasil: patogênico.