As veias, assim como as artérias, apresentam três camadas formando as suas paredes. Essas camadas são: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Veja as características de cada uma delas a seguir: Túnica íntima: é formada por células endoteliais que ficam apoiadas em uma camada de tecido conjuntivo frouxo.
O comprimento total dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) é de cerca de 100 mil quilômetros.
O estudo das veias e dos tratamentos de vasos sanguíneos é chamado de Flebologia. A veia possui paredes mais finas que as artérias na medida em que sofrem uma pressão menor. O diâmetro das veias pode variar, ou seja, algumas tem menos de 1 mm (veias finas), e outras pode chegar até 10 mm (veias grossas).
A pele é considerada o maior órgão do corpo humano. Segundo a National Geographic, um ser humano adulto carrega cerca de 3,6 quilos de pele, e nessa fase o órgão tem extensão aproximada de dois metros quadrados.
A safena é uma grande veia que vai da virilha, passa pelo joelho, onde se divide em duas, a safena magna e a safena parva, que continuam até os pés.
A veia cava inferior é uma importante veia que transporta sangue para o átrio direito, onde o sangue é expelido para se tornar reoxigenado. O corpo humano normal tem dois rins, cada um equipado com uma veia renal diferenciada “esquerda” e “direita”, de acordo com a qual a veia renal emerge.