A cultura era conceituada como resultado do pensamento racional do homem, manifesto em diferentes graus, dentro de uma escala evolucionista. Encarava-se a história cultural como processo unilinear e universal, cujas expressões peculiares a cada sociedade, em dado momento, refletiam o seu estado de desenvolvimento.
Boas negou esse modelo de explicação baseado na evolução de estágios culturais, adotando, por outro lado, uma perspectiva particularista que via cada cultura como algo único. Desse modo, as diferenças entre culturas não eram mais interpretadas por um suposto grau de avanço rumo ao progresso.
“A teoria funcional”. In Uma teoria crítica da cultura. ... 169 a 188, de Bronislaw Malinowski, traz sua contribuição a teoria funcionalista, método tão antigo quanto às primeiras demonstrações de interesse pelas culturas estranhas, consideradas selvagens e bárbaras.
Áreas de estudo da Antropologia
O intuito de uma relação entre antropologia e educação é o de possibilitar a reflexão antropológica e das ciências humanas também, dentro do contexto educacional, de modo a possibilitar aos professores, pedagogos e alunos uma relação de conhecimento para a prática e reflexão, tanto através dos olhos dos professores, ...
Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas. ...
A sociologia da educação defende que o processo educacional não pode ser separado do espaço da aprendizagem, ou seja, há uma ligação direta com o ambiente em que acontecem as ações do dia-a-dia. A escola precisa abrir espaço para os alunos refletirem e analisarem sobre os acontecimentos do mundo e suas consequências.
A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. ... Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.