A CROMATINA pode ser CLASSIFICADA de acordo com a sua espiralização (condensação), podendo estar em: EUCROMATINA: material genético MAIS FROUXO, havendo mais GENES ATIVOS. HETEROCROMATINA: material genética MAIS ENROLADO, havendo mais GENES INATIVOS.
A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.
Os cromossomos são formados por longos fios de DNA associados a proteínas denominadas de histonas. ... Os cromossomos são longos fios de DNA associados a proteínas histonas em um arranjo complexo que pode ser visto no microscópio ótico em células na fase de metáfase da divisão celular.
Os cromossomos são estruturas formadas por uma molécula de DNA associada a moléculas proteicas. Nas células procariontes, observamos um cromossomo circular; nos eucariontes, os cromossomos são lineares e estão localizados no interior do núcleo.
Os cromossomos podem ser classificados, utilizando-se como critério a posição do centrômero, em quatro tipos básicos: - Metacêntrico – O centrômero está localizado no meio do cromossomo. ... - Telocêntrico – O centrômero está bem na extremidade do cromossomo, dando a aparência de que ele possui apenas um braço.