A cirurgia para remoção do cisto tireoglosso envolve retirada de pequena porção de osso, e secção de parte de alguns músculos do pescoço e da base da língua. Pode haver alguma dor nos primeiros dias após a cirurgia, principalmente para engolir. Isto depende do tamanho da lesão e da sensibilidade do paciente.
Este ducto geralmente é absorvido e desaparece quando a glândula tireoide atinge sua posição final no pescoço. Algumas vezes, parte deste duto não é absorvida e permanece neste trajeto como uma pequena vesícula. O cisto tireoglosso se formará quando uma pequena quantidade de líquido se acumular nesta vesícula.
Risco alto de infecção e abscesso. Sim, pode. O problema ocorrerá quando cisto aumentar de tamanho como resultado da produção de líquidos internamente e infectar, ou seja, houver a contaminação por bactérias.
O cisto tireoglosso situa-se na linha média do pescoço, em qualquer ponto entre a base da língua e a glândula tireoide. Porém, na maior parte das vezes, ele encontra-se próximo ao osso hióide ou logo abaixo dele. “O processo de migração da tireoide costuma acontecer na mesma época em que o osso hióide está se fechando.
A depender do caso do paciente, aqui no nosso estado (Piauí), custa em torno dos R$ 7500,00 já incluido internação, equipe de cirurgia e anestesista.
A cirurgia é feita sob anestesia geral. A cirurgia é feita por via transoral, ou seja, introduz-se um tubo no interior da boca do paciente, até que este alcance a laringe, então a cirurgia é realizada com o auxílio de um microscópico cirúrgico. O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia.
Esse tipo de cisto pode ser removido de forma natural, através da aplicação de óleos ou géis diretamente no cisto, ou de forma cirúrgica no consultório médico sob anestesia local. Além disso, é indicado realizar compressa com água quente ou morna no local por 10 a 15 minutos.
Neste caso, o médico mais indicado é o dermatologista, que poderá indicar uma pequena cirurgia para remover o cisto.
"Quando a tireóide apresenta nódulos volumosos, com sintomas de desconforto local, produção exagerada de hormônios (hipertireoidismo) de difícil controle medicamentoso, ou nódulos suspeitos de malignidade, indicamos o tratamento cirúrgico que pode ser a retirada parcial ou total do órgão, ou seja, a tireoidectomia", ...
O que acontece depois de retirar a tireoide Diminuição dos níveis de cálcio no sangue, pois próximo da tireoide encontram-se as glândulas paratireoides que produzem um hormônio conhecido por PTH responsável por regular o nível de cálcio no sangue; Hematoma no pescoço que pode provocar dor e inchaço no pescoço.
As principais complicações da cirurgia da tireoide podem incluir: Rouquidão temporária ou permanente ou perda da voz. Danos às glândulas paratireoides, que podem levar a níveis baixos de cálcio no sangue, provocando espasmos musculares e sensação de dormência e formigamento.
No caso da tireoidectomia total, pode acontecer a paralisia bilateral de prega vocal. O risco é muito baixo, mas existe a possibilidade extremamente rara dos dois nervos laríngeos recorrentes ficarem sem funcionar logo após a retirada do tubo orotraqueal a anestesia geral.
A tireoidectomia é uma cirurgia que apresenta um pós-operatório pouco doloroso, porém é comum sentir uma sensação de garganta inflamada por até uma semana após a cirurgia. A cada dia que passa espera-se uma melhora gradual.
Antes da tireoidectomia, é necessário que o paciente esteja em jejum por 8 horas. Caso o paciente esteja utilizando medicamentos como AAS ou outros anticoagulantes, deve haver avaliação dos riscos e programação para suspender o uso destas medicações alguns dias antes do procedimento.
Porém, as lesões podem ser parciais, e você ainda pode recuperar um pouco mais a voz, sugiro que faça uma avaliação com um fonoaudiólogo, para começar mais cedo possível a fisioterapia da voz, além do mais, se foi feito tireoidectomia total, o hipotireoidismo piora a rouquidão.
Também pedimos que a dieta seja de preferência rica em cálcio, pois ajuda a manter o cálcio em bons níveis no sangue após a cirurgia de tireoide. Nesse período abuse se possível de leite e derivados, como queijo, iogurte, requeijão, coalhada, etc.
O período de internação da tireoidectomia costuma ser de um ou dois dias, apenas. Após esse período, o paciente recebe alta e pode retornar retorna para sua casa. Ainda assim, precisará passar por um período de repouso que dura de 10 a 20 dias, a depender do caso.
Em casos de pos operatórios sem intercorrências, em pacientes sem maiores comorbidades , por segurança , pois cada ato pode ser variável de paciente para paciente , no geral ,oriento retorno de atividades sexuais com 30 a 40 dias de data da cirurgia.
1. Dosagem de hormônios da tireoide
1 semana de vida: valores 15 mUI/L = normal. 2 semana até 11 meses: valores de 0,8 a 6,3 mUI/L = normal. 1 a 6 anos: valores de 0,9 a 6,5 mUI/L = normal. 7 a 17 anos: valores de 0,3 a 4,2 mUI/L = normal.