É chamada de Floresta latifoliada equatorial. A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas.
88%
Não existe um valor exato para a umidade relativa do ar nas florestas e campos, conforme dito, este elemento varia de acordo com vários fatores, no entanto, na floresta Amazônica, por exemplo, onde a temperatura não varia muito, a umidade relativa do ar é muito elevada e atinge em média 88% na estação das chuvas e 77% ...
Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente.
O processo em que a floresta Amazônica gera uma grande quantidade de umidade para o ar é chamado de evapotranspiração. Muitas árvores da região absorvem uma grande quantidade de água dos solos e emitem boa parte disso para o ar, como se fosse uma bomba d'água.
Amazônia é uma região bastante úmida e quente, e isso deve-se à existência das florestas, que, por meio da evapotranspiração, perdem água para o meio ambiente. O Oceano Atlântico também é responsável por essa umidade elevada.
Os Rios Voadores são uma espécie de curso d'água invisível que circula pela atmosfera. Trata-se da umidade gerada pela Amazônia e que se dispersa por todo o continente sul-americano. É exatamente essa umidade que forma os rios voadores. ...
No caso da Amazônia, o seu solo é pobre em nutrientes, mas como a floresta abriga extensa fauna e flora acaba tendo muita materia organica em decomposição formando a serapilheira que se torna ainda mais importante porque é a principal fonte de nutrientes que sustenta o solo amazonico.
A capacidade de reaproveitamento de nutrientes pela floresta está ligada à produção e decomposição da serrapilheira, sendo estes processos essenciais para manutenção da floresta, especialmente em regiões de solos nutricionalmente pobres.
A serrapilheira contribui para a recuperação e a conservação de áreas degradadas e para a manutenção da sustentabilidade de sistemas agroecológicos. Palavras-chave: Deposição; Decomposição; Ciclagem de nutrientes; Sistemas florestais; Sistemas agroflorestais; Erosão.
“Serrapilheira” é a camada formada pelo acúmulo de matéria orgânica, em diferentes fases de decomposição, que reveste o solo das florestas. É a principal via de retorno de nutrientes ao solo e um elemento fundamental para a fertilidade das florestas.
Resposta. Serapilheira, manta morta ou liteira é a camada formada pela deposição dos restos de plantas (folhas, ramos) e acúmulo de material orgânico vivo em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo ou o sedimento aquático. É a principal via de retorno de nutrientes ao solo ou sedimento.
A perda da maior reserva de biodiversidade do planeta e a poluição do solo e de ambientes aquáticos também são graves consequências geradas pelas queimadas. Além disso, o desmatamento é responsável por aumentar o escoamento da água e, consequentemente, a descarga dos rios.
O desaparecimento dos mais de 5,5 milhões de quilômetros quadrados que compreendem a região amazônica implicaria consequências sem precedentes: 20% da quantidade de água doce na Terra, presente nos rios amazônicos, sumiria do mapa, além da extinção de quase metade das espécies de plantas e animais do planeta, muitas ...
Através da decomposição, os nutrientes que fazem parte de um ecossistema são continuamente reciclados. Alguns insetos, como por exemplo o escaravelho, participam da decomposição. ... A decomposição é extremamente importante para o perfeito funcionamento da natureza e manutenção do equilíbrio ecológico.
Os decompositores são seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes. Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos.
Os seres vivos são responsáveis por atribuir uma parcela de matéria orgânica do solo.No aspecto mineralógico, animais como formigas e cupins transportam partículas de solo entre os diferentes horizontes de um mesmo perfil de solo, alterando suas características gerais (bioturbação).
Resposta. Solos são Usados para Atividades de agropecuaria e agronomia, tanto para animais e tanto para grandes plantaçoes.
Actividades como a agricultura, a silvicultura, os transportes e a habitação utilizam os solos e alteram as suas funções e o seu estado natural. Muitos problemas ambientais têm origem na utilização dos solos, que provoca alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição das águas, dos solos e do ar.