As ervas-de-passarinho são plantas cuja dispersão de sementes se dá a partir da planta-mãe, sendo feita por aves frugívoras ou morcegos através de defecação ou regurgitação sobre as futuras plantas hospedeiras ou sobre seus galhos, como ocorre nos gêneros Struthanthus e Psittacanthus.
Raízes aéreas A maioria das espécies da Ficus enterra suas raízes abaixo da superfície, mas algumas preferem mostrá-las ao público. Um exemplo são as figueiras estranguladoras, plantas extraordinárias que crescem a partir de sementes soltas por aves e outros animais no topo das árvores.
Venega & Corrêa (1998), observando a distribuição das raízes de figueira, reportaram que cerca de 50% das raízes estavam distribuídas nos primeiros 0,15 m de profundidade de solo. Na distribuição horizontal, cerca de 50 % das raízes estavam até 0,15 m de distância do tronco.
A figueira do figo comestível (Ficus carica) é a primeira planta descrita na Bíblia, quando Adão se veste com suas folhas, ao notar que está nu. ... O figo é considerado um fruto sagrado para os judeus. Ele faz parte dos sete alimentos que crescem na Terra Prometida, segundo a Torá (Deut.
A Parábola da Figueira Estéril é uma parábola contada por Jesus no Novo Testamento e encontrada apenas em Lucas 13:6-9. A parábola envolve uma figueira, assim como a Parábola da Figueira, e elas não devem ser confundidas.
Amaldiçoando a figueira é um dos milagres de Jesus e está relatado em Marcos Marcos e em Mateus não aparecendo em Lucas.
Não é de espantar que essas grandes plantas estejam há tanto tempo no planeta. O mais interessante sobre as árvores é sua longevidade, existem espécies que podem viver até 4 mil anos. Sua altura e dimensão também chamam atenção.
figo
A calda bordalesa foi o tratamento mais efetivo no controle da ferrugem, promovendo aumento da produtividade e da qualidade dos frutos. A deltametrina promoveu o melhor controle da broca-dos-ramos da figueira. Entre os produtos alternativos testados, o alho foi o mais efetivo no controle dessa praga.
Videira. A videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva.
uvas
Ele acontece quando o solo se aquece e as raízes entram em atividade, absorvendo soluções minerais e água, que vão criando pressão dentro do caule. Com cerca de 20 a 30 dias após a fase do “choro”, dependendo das condições climáticas, do solo e do número de substâncias que a planta retém, a videira começa a brotar.
Poda de frutificação: A poda de frutificação, também chamada de poda de produção, tem por objetivo preparar a videira para a produção da próxima safra. Deve ser feita através da eliminação de sarmentos mal localizados ou fracos e de ladrões, a fim de que permaneçam na planta somente as varas e/ou esporões desejados.
Agosto
Agora em janeiro, depois dois meses, no final de fevereiro e no final do ano se poda novamente essa uva. É muito interessante economicamente – conclui o produtor.
De um modo geral, essa prática deve ser feita nos três primeiros anos para evitar o surgimento de ladrões a partir do quarto ano. A desfolha consiste na eliminação de folhas da videira, principalmente as situadas próximas aos cachos.
Produção Da poda à colheita, o plantio demora de 85 a 200 dias. O que determina o período são a intensidade luminosa e a temperatura.
Apesar de a parreira não exigir muita adubação, é recomendada a colocação de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) em torno do pé de uva uma vez por ano, preferencialmente a partir da brotação.