Alguns remédios naturais que podem ser associados ao tratamento medicamentoso, para ajudar a curar o pano branco são o uso de sabonete de enxofre ou solução com bicarbonato de sódio e água, pois têm propriedades antifúngicas e antibacterianas. Outra ótima opção é lavar a região com o chá de folha de aipim.
O pano branco, também conhecido como micose de praia ou pitiríase versicolor, é uma doença de pele causada pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância chamada ácido azeláico, que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol.
Embora o pano branco seja uma doença causada por fungos que temos na pele, a médica explica que as manchas surgem somente em pacientes que apresentam fatores - externos e internos - favoráveis para o seu desenvolvimento. “As causas externas que facilitam a infecção são o calor e a umidade.
O tratamento geralmente dura de 7 a 21 dias e o processo de desaparecimento das manchas pode levar meses. Não se surpreenda caso elas comecem a desaparecer sozinhas, sem que você tenha feito o uso de nenhum produto medicamentoso, isso é normal. No entanto, elas vão demorar um pouco mais para sumir completamente.
Vitiligo: neste caso, as manchas normalmente são bem mais brancas do que as de pano branco com superfície lisa e, às vezes, brilhosa. Geralmente são simétricas, afetando dois lados do corpo - como os dois braços, duas pernas, duas bochechas - e não possui o risco de contágio.
A prevenção da pitiriase versicolor é feita por meio da utilização de roupas leves, arejadas e, preferencialmente, de tecidos não sintéticos. Após o tratamento, é necessário deixar planejado o uso de medicamentos para evitar que a micose retorne. A manutenção pode ser feita com medicamentos tópicos ou sistêmicos.
As doenças causadas por fungos podem ser evitadas através das seguintes atitudes:
O que devo fazer para evitar o aparecimento das micoses?
Como evitar o aparecimento de micoses?
Óleo de coco e óleo essencial de melaleuca O ácido láurico (o mesmo do leite materno) e o ácido caprílico do óleo de coco têm função imunomoduladora e ainda matam fungos. Você pode ingerir o óleo de coco cru em sucos, saladas e outros pratos.
Verão - como evitar micose de pele
6 formas de se prevenir das micoses
Como se pega micose na pele, unhas ou couro cabeludo. A micose (Tinha) é uma infecção por fungos que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para a outra, especialmente quando se utilizam áreas úmidas e comuns, como balneários ou piscinas, por exemplo.
Para prevenir as micoses, algumas medidas são importantes, como: secar bem o corpo após o banho, principalmente virilha e entre os dedos dos pés, de preferência com papel higiênico e não com toalha; usar talco entre os dedos dos pés após secagem completa; evitar roupas apertadas ou sintéticas, pois com o calor e a ...
Vinagre. Um tratamento alternativo para a doença é deixar os pés em uma mistura de água com vinagre de maçã (em igual proporção) por cerca de vinte minutos. O ácido acético, substância presente no vinagre, é capaz de neutralizar o pH da pele e contribuir para o combate aos fungos.
Deixar sapatos fechados ao sol; Tomar banho em banheiros públicos com chinelos; Polvilhar pó antifúngico dentro do tênis ou do calçado fechado; Secar muito bem entre os dedos dos pés com uma toalha felpuda ou secador de cabelos especialmente durante o tratamento.
Sinais e sintomas O risco é maior nas micoses de pé, uma região quase sempre coberta por calçados e meias. Se não for tratada, uma simples frieira pode se transformar em erisipela, doença infecciosa que se caracteriza por vermelhidão e inchaço nas áreas lesadas.
Caso todas as orientações estejam sendo cumpridas e a frieira continua sem melhorar, aconselha-se procurar um dermatologista, pois podem existir outras causas, como um fungo mais resistente ou até mesmo o sinal de sistema imune enfraquecido.