Na geometria e trigonometria, um ângulo reto é um ângulo de exatamente 90° (graus), correspondendo a um quarto de volta.
Ângulos são a região interna formada por duas semirretas que partem de um mesmo ponto. A palavra ângulo é usada para nomear dois objetos. O primeiro é a abertura entre duas semirretas que compartilham o mesmo ponto inicial ou entre dois segmentos de reta que possuem apenas uma extremidade comum.
Classificação de ângulos Ângulo agudo: ângulo com medida menor que 90º (0° < α < 90°). Ângulo reto: ângulo com medida igual a 90º. Ângulo obtuso: ângulo com medida maior que 90º (90° < α < 180°). Ângulo raso: ângulo com medida igual a 0º ou 180º.
Explicação passo-a-passo:Os elementos de um ângulo são o vértice, que é um ponto comum; e duas semi-retas ou laterais. Geometricamente, um ângulo é a parte do plano que está entre duas meias-linhas que começam em um ponto em comum.
Encontramos ângulo nas construções, nos relógios, nas sombras, no futebol e nos móveis. Por mais que não notamos, os ângulos estão presentes no nosso dia a dia. Em nossas casas e nas diversas construções, ao olharmos para as paredes, podemos enxergar um ângulo reto (ângulo de 90°) com o chão.
Resposta: Ângulos são utilizados na engenharia, nos momentos em que vão se construir casas, prédios ou demais construções.
Ângulo é a reunião de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. Trata-se de um dos conceitos fundamentais da matemática e é objeto de estudo em Geometria.
Seu cálculo é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço”, informa a profissional.
Para que sejam congruentes, basta que ângulos correspondentes sejam iguais. E são! É uma propriedade dos retângulos que todos os seus ângulos meçam 90 graus. Logo, esses dois retângulos diferentes são congruentes, pois possuem medidas de ângulos e lados correspondentes iguais.
Segmentos Congruentes: são aqueles que têm as mesmas medidas.
Segmentos congruentes são aqueles que tem a mesma medida, nesse caso a figura é formado por dois triângulos semelhantes ALA (ângulo"pelo teorema das retas paralelas", lado "a diagonal do quadrilátero ABCD", ângulo"o angulo reto que ambos possuem", lado). Ou seja, os segmentos AB e DC; os segmentos AD e CB.
Matemática. O ponto médio de um segmento de reta é o ponto que separa o segmento em duas partes com medidas iguais.
Os instrumentos mais conhecidos que são utilizados para medir segmentos de reta são: régua, trena e fita métrica. Já o resultado proveniente da Geometria Analítica depende da localização dos pontos A e B e baseia-se no cálculo do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo.
A medida de um segmento de reta é o número que se obtém comparando este segmento com um segmento padrão tomado como unidade de comprimento. Quando dois segmentos têm a mesma medida, dizemos que são segmentos congruentes.
Segmentos de reta são partes da reta que possuem ponto inicial e ponto final. Dessa forma, é possível medir o comprimento de um segmento de reta, diferentemente da reta, que não possui um ponto inicial ou um ponto final. Ela é infinita.
Dois segmentos dizem-se comensuráveis se são múltiplos de um segmento comum. Em outros termos, sejam e dois segmentos. Se existir um segmento e se existirem inteiros positivos e tais que e , então e são múltiplos do segmento comum , e assim se dizem comensuráveis.
Entretanto, não é verdade que dois segmentos quaisquer sejam sempre comensuráveis. Em outras palavras, existem segmentos AB e CD sem unidade comum EF, os chamados segmentos incomensuráveis.