40 habilidades para currículo
As competências técnicas e comportamentais se referem aos diferentes atributos que uma pessoa tem, os quais se dão em vista de conhecimentos prévios, habilidades, atitudes e etc.
Entendo como Competências Técnicas todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional, são elas: ... TREINAMENTOS – Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.
Utilizando como base a análise das competências técnicas e comportamentais, você tem uma ótima aliada para a gestão de pessoas, contratando as pessoas certas e retendo os talentos em sua empresa. Assim, você diminui a taxa de turnover da organização e, consequentemente, os custos relacionados a esse indicador.
Em outras palavras, quem deseja ser um bom profissional e ter uma equipe de alta performance precisa considerar ambos os critérios....Quais são as competências comportamentais mais procuradas pelos recrutadores?
Conhecimento tecnológico para o desempenho das tarefas A área de RH está cada vez mais moderna e exige novas tecnologias para otimização dos resultados internos. Hoje é possível falar em softwares para desdobramento de metas, sistemas de avaliação de desempenho, gestão de benefícios, plataformas de seleção e KPIs.
As competências técnicas são aquelas que o colaborador adquire por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências em outras organizações e etc. Elas irão ajudar o profissional a ter um melhor desempenho nas atividades que desempenha na empresa.
Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação. Dois componentes da competência interpessoal assumem importância capital: a percepção e a habilidade propriamente dita.
As 6 competências técnicas e comportamentais mais exigidas
Na prática, a competência diz respeito à aptidão, habilidade e capacidade de resolver problemas. A competência pressupõe uma ação que agrega valor diante de novas situações. A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades.
Ao descrever as competências, faça a seguinte pergunta a si mesmo: o que colaborador precisa para desempenhar a(s) tarefa(s)?...Então, as competências que esse profissional precisa ter são:
Para que a implementação desse instrumento se torne mais prática e eficaz, é possível seguir alguns passos.
Juntando os dois termos, compreendemos então que a Matriz de competências é uma fermenta que ajuda a organizar todas as competências necessárias para desempenhar uma função, assim você pode avaliar quais conhecimentos, habilidades e atitudes são necessárias para uma pessoa preencher uma vaga disponível na sua empresa.
Como você pode perceber, a matriz de competências é uma ferramenta que ajuda a identificar quais são os conhecimentos que precisam ser desenvolvidos ou buscados no mercado, traz transparência às fragilidades de cada área, decorridas da falta de desenvolvimento por parte das equipes.
Matriz de Polivalência ou Matriz de Versatilidade é uma planilha que consiste em uma representação gráfica das qualificações do colaborador da empresa quanto as atividades referentes ao processo em que ele atua.
A matriz de polivalência é uma ferramenta visual de gestão da polivalência que permite determinar a habilitação de cada operador para cada operação ou processo.
Saiba qual é a melhor forma de aprender e aperfeiçoar algo de seu interesse