Catedral Metropolitana
A Catedral de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado na capital da República.
Os 10 monumentos turísticos mais queridos do Brasil
Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado no Distrito Federal. Com linhas singulares e originais, o templo, cujo nome oficial é Catedral Nossa Senhora de Aparecida, está localizado entre as várias obras arquitetônicas da Esplanada dos Ministérios.
Bens tombados: Conjunto Urbanístico de Brasília, Catedral Metropolitana de Brasília, Placa de Ouro oferecida à Rui Barbosa, Catetinho e Coleção Arqueológica João Alfredo Rohr,Teatro Nacional, Capela Nossa Senhora de Fátima; Casa de Chá; Congresso Nacional, Conjunto Cultural da República, Conjunto Cultural Funarte, ...
Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – e foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção.
Lista do patrimônio histórico no Distrito Federal
O Plano Piloto da cidade de Brasília passava a ser considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO em um dia como este, no ano de 1987, pelo seu conjunto arquitetônico e urbanístico. A capital do Brasil é a única cidade do mundo construída no século 20 que recebeu a honraria.
A característica essencial para essa conquista foi a “monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora”, conforme informa o site oficial do instituto. A capital do país é de fato deslumbrante e foi (é) devidamente reconhecida!
O conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília, construído a partir do Plano Piloto, um projeto de Lucio Costa, foi inscrito no Livro de Tombo Histórico pelo Iphan em 14 de março de 1990. Primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecida pela Unesco, em 1987, como Patrimônio Mundial.
Define-se patrimônio artístico como uma coleção de obras consideradas de elevado valor artístico e cultural. Como por exemplo renomadas obras de pintura, arquitetura ou escultura. ... Obras de autores desconhecidos também podem ser usados como especulação, no caso de futuro aumento de cotação das suas obras.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Considerado um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Pelourinho conserva boa parte do Centro Histórico da capital e guarda 470 anos de lembranças da primeira capital do Brasil. A importância da região é tamanha, que o bairro foi tombado como Patrimônio Nacional e Patrimônio Histórico da Unesco.
Edificada sobre uma colina, dominando uma imensa baía em ponto estratégico da costa brasileira, teve como objetivo centralizar as ações de Portugal, na América, e facilitar as transações comerciais com a África e o Oriente. ...
O Largo do Pelourinho, em Salvador (BA), é talvez um dos locais que mais conservam a história do Brasil. No século 16, o Pelourinho era um método de punição brutal e muito utilizado pelos donos de terras na região. Os escravos eram amarrados no poste madeira e depois chicoteados aos olhos do público.
Significado de Pelourinho substantivo masculino Coluna de pedra usada para castigar, localizada num local central e público, através da qual os escravos castigados e/ou criminosos eram exibidos. [Brasil] Pelô; designação de um famoso bairro situado na cidade de Salvador, Bahia.
Definido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Pelourinho é um bairro localizado no centro histórico de Salvador. Tem esse nome porque foi ali, no centro da praça, que foi instalado um pelourinho — local em que os escravos eram castigados por seus senhores.
O termo pelourinho se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia, porém, era principalmente usado para castigar escravos.
Durante a escravidão, era ali que os escravos eram torturados. Pelourinho é o nome que se dá à coluna de pedra em que bandidos e escravos eram amarrados para ser castigados. E, em Salvador, que foi a primeira capital brasileira, até 1763, aquele era o palco do sofrimento.
O Pelourinho, popularmente designado também como Picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.
O Pelourinho é uma coluna de pedra, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil colonia era principalmente usado para castigar escravos.
As últimas décadas do século passado foram decisivas para o Pelourinho, pois foi quando houve o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela ONU e nos anos seguintes se deu a chegada de vários gêneros artísticos para ocupar o revigorado, restaurando e reestruturado centro histórico e seu casario.
Entre 1938 e 1945, vários monumentos do centro histórico foram tombados pelo Iphan, para garantir a preservação do Largo do Pelourinho e do seu entorno imediato.
Explicação: Pelourinho: coluna de pedra ou de madeira, colocada em praça ou lugar central e público, onde eram exibidos e castigados os criminosos.
Elevar um povoado à vila significa dotá-lo de pelourinho, símbolo da justiça, e de câmara, órgão que acumulou durante grande período as funções político-administrativas, jurídicas, fazendárias e de polícia.