Como saber a idade gestacional em meses
O bebê com 34 semanas de gestação, ou 8 meses de gravidez, já está bastante desenvolvido. Nesta fase, caso ocorra um parto prematuro, existe mais de 90% de chance dos bebês sobreviverem sem grandes problemas de saúde.
Tabela de Referência Tamanho e Peso do Feto
Com 34 semanas de gestação ou melhor no 8º mês seu desenvolvimento fetal é espetacular. Seus olhos ainda não possuem a cor definida, já que a pigmentação da íris só se completará um período após o nascimento. O sistema nervoso do bebê está totalmente formado, assim como seu sistema imunológico.
Por isso, a mãe tem sintomas próprios do parto, como se fosse uma espécie de treino para o grande dia. É comum ficar bem inchada, sentir algumas dores, contrações, falta de ar, enjoos e náuseas. É possível também que a mulher sinta dormência, principalmente na região das pernas.
Os sinais de parto prematuro
Sua gravidez A contração efetiva, diferente das contrações de treinamento (Braxton Hicks), começa com um desconforto no fundo do útero e vai se espalhando para baixo. A dor é parecida com a da cólica menstrual, que vai ficando ritmada, mais forte e duradoura conforma o trabalho de parto vai progredindo.
Próximo ao final da gravidez, a partir de 33 e 34 semanas, os músculos do seu útero deixam a sua barriga dura, por em média 30 a 60 segundos, e depois ela relaxa. Essas contrações costumam ser indolores e são chamadas de Braxton-Hicks ou contrações de treinamento.
É normal a Barriga Ficar Dura? Mas, ao contrário do que muitos imaginam, ter a barriga dura na gravidez é algo normal e acontece em praticamente todas as gestações. O fenômeno ocorre por diversas razões e não é motivo para preocupação dos pais.
A barriga dura durante o primeiro trimestre pode ainda ser um sinal de aborto, que é mais comum antes das 12 semanas. Mas nestas situações, além da barriga mais dura que o normal, a mulher também pode apresentar outros sinais e sintomas como dor forte na região lombar e sangramento vaginal com pedaços, por exemplo.
No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. Essa condição faz com que um certo acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e até mesmo flatulência.
A progressão da gravidez faz com que se estressem, o que causa dor em ambos os lados do abdómen, bem como dor nas costas. Estas dores manifestam-se na região dos ligamentos cruzados e ligamentos da virilha, bem como através da dor abdominal, que é semelhante a cólicas menstruais ou dores de estômago.
Seu útero continua crescendo, e os ligamentos que o sustentam se esticam para acomodar o novo volume. Por isso, você pode ficar com a barriga dolorida ou sentir uma fisgada perto da virilha. A boa nova é que o útero vai pressionar menos sua bexiga.