A lei de Gauss é uma relação matemática para a óptica. A qual permite encontrar algumas relações analíticas para a óptica geométrica. Além disso, há uma outra equação com o mesmo nome que é usada no estudo do eletromagnetismo. Porém, ela requer um formalismo matemático mais avançado. Nesse post você aprenderá sobre a abordagem da óptica. Confira!
Lei de Gauss: Conceitos Importantes
Um elétron se encontra no centro de um cubo cuja aresta mede . Calcule o fluxo elétrico através de uma das faces do cubo.
Fiz o desenho considerando densidades positivas, por isso o campo sai das placas ao invés de entrar.
Como usar a Lei de Gauss?
A figura representa o perfil de uma placa condutora de espessura finita e demais dimensões muito maiores que . A densidade superficial de carga em ambas as faces da placa é constante (uniforme e estacionária). Considerando as três superfícies cilíndricas indicadas na figura, qual das afirmativas abaixo é correta?
A lei de Gauss é um dos conceitos mais importantes da óptica geométrica. Com ela é possível estudar espelhos esféricos e lentes. Ela permite descobrir as posições do objeto e da imagem.
Concorda comigo que podemos imaginar que as linhas de campo elétrico produzidas pela carga positiva estão atravessando as faces da nossa caixa? E isso é o que chamamos de fluxo elétrico, a quantidade de campo elétrico que atravessa uma superfície por unidade de área.
Você também pode clicar aqui pra conferir a resolução de milhares de questões de livro! 🤩🤩🤩
Isso quer dizer que deve ser radial e seu módulo só deve depender da distância até o centro.
A lei de Gauss contínua sendo aplicável se ela cortar o cubo! Se ela cortar o cubo na metade, então na lei de Gauss temos que usar metade da carga desse cubo. Ela sempre é aplicável, mas isso não significa que ela é conveniente pois as contas ficariam muito difíceis!
onde é a carga total dentro da superfície fechada (superfície Gaussiana), dada por:
O maior acervo de tutoriais e referências
Por simetria, e também é constante em qualquer ponto da superfície. Vamos usar a Lei de Gauss para encontrar o campo elétrico nas duas situações das imagens acima ;)
A equação de Gauss é uma das mais importantes da Física. Por isso, ela é muito utilizada em uma área específica. Isso faz com que ela seja fundamental para o estudo analítico da óptica geométrica.
A Lei de Gauss fala exatamente sobre esse exemplo, ela relaciona o fluxo de campo elétrico sobre uma superfície fechada, chamada de gaussiana, com a carga total que é envolvida por essa superfície, chamada de carga interna.
A Lei de Gauss também pode ser usada para analisar a polarização elétrica de materiais dielétricos - materiais isolantes que não conduzem eletricidade facilmente. Quando um dielétrico é colocado em um campo elétrico externo, ele se polariza, criando uma distribuição de cargas internas. Enfim, esse estudo físico pode ser aplicado para determinar o campo elétrico resultante da polarização das cargas no dielétrico.
Espelhos Esféricos - Espelho Esférico de Gauss. Como consequência das leis da reflexão, os espelhos esféricos convexos são sistemas ópticos divergentes e os côncavos são sistemas ópticos convergentes.
Quem descobriu a fórmula da PA?
Mais 20 linhas
O que é o referencial de Gauss?
O referencial de Gauss consiste em um par de eixos ortogonais com origem no centro óptico da lente delgada. O eixo das abscissas é o próprio eixo principal.
O que são as condições de Gauss?
As condições de Nitidez de Gauss é explicada da seguinte forma - se os raios que incidirem nos espelhos esféricos não forem paralelos, pouco inclinados e próximos ao eixo principal, as imagens formadas não serão nítidas. O espelho deve ter pequeno ângulo de abertura ( a < 10o ) ...
Porque um espelho Esferico deve satisfazer as condições de nitidez de Gauss?
Para que as imagens formadas nos espelhos esféricos sejam nítidas, eles devem obedecer às chamadas condições de nitidez de Gauss: A luz deve incidir de forma paralela ao eixo principal; O ângulo de abertura do espelho deve ser menor que 10°.
Como surgiu a fórmula dos termos de uma PA?
n é o número de termos da PA. A história desta fórmula começa na Alemanha, por volta de 1785, na escola de Braunscheweig. Conta-se que o professor Büttner resolveu manter ocupados seus alunos de uma classe de ensino fundamental ocupados e propôs que eles calculassem a soma de todos os inteiros de 1 a 100.
Qual é a soma dos números de 1 a 1000?
O resultado dessa implementação é 500500. Está de acordo com o enunciado da atividade?
Como se representa um referencial gaussiano?
Do referencial gaussiano, decorre o seguinte: Elementos reais (objetos ou imagens situados em frente do espelho): abscissa positiva....Convenção de sinais (referencial de Gauss)
Origem: vértice do espelho.
Direção: a do eixo principal.
Sentido: contrário ao da luz incidente.
19 de set. de 2016
Quais são as três condições de nitidez de Gauss?
Para que as imagens formadas nos espelhos esféricos sejam nítidas, eles devem obedecer às chamadas condições de nitidez de Gauss:
A luz deve incidir de forma paralela ao eixo principal;
O ângulo de abertura do espelho deve ser menor que 10°.
Quais são as condições de nitidez de Gauss para lentes?
Condições de nitidez de Gauss As lentes devem ser finas, ou seja, o raio de curvatura deve ser maior que a sua espessura; Os raios incidentes devem estar próximos ao eixo principal e apresentar pequena inclinação em relação a ele (raios paraxiais).
O que é a abertura do espelho?
Angulo de abertura (α) É o ângulo formado pelos raios que passam pelos pontos extremos A e B, simétricos em relação ao eixo principal. Quanto maior for esse ângulo, mais um espelho esférico se parece com um espelho plano.
Quem foi que inventou a tabuada?
Pitágoras
Podemos dizer que o termo, como conhecemos hoje, foi conceituado pelo filósofo Pitágoras. Muitos livros antigos, inclusive, o apresentam como “tabuada de Pitágoras”. Outra curiosidade é que a palavra teve origem a partir das tábuas que eram utilizadas na Grécia Antiga para fazer cálculos.
Qual é o nome da pessoa que inventou a geometria?
Euclides
A criação e o desenvolvimento da geometria contaram com os estudos de diversos gênios da matemática. Os gregos Tales de Mileto, Pitágoras e Euclides foram os primeiros a dar forma a este estudo.