Quando uma inferência dedutiva é válida, dizemos que as suas premissas implicam logicamente sua conclusão, ou que a conclusão se segue logicamente das premissas. Quando uma inferência dedutiva parece válida, mas não é, dizemos que se trata de uma falácia.
Do ponto de vista da lógica, pode-se afirmar que um argumento é um conjunto de afirmações relacionadas de modo a obter uma conclusão válida. A estrutura mais elementar de um argumento é composta de duas premissas e uma conclusão. Por exemplo: Todo ser humano tem direito à dignidade.
Argumento por comparação (analogia) No argumento por comparação, o argumentador pretende levar o auditório a aderir à tese ou conclusão [C] com base em fatores de semelhança ou analogia [J], evidenciados pelos dados [D] apresentados.
Os argumentos podem ser classificados em dois tipos: Dedutivos e Indutivos. 1) O argumento será DEDUTIVO quando suas premissas fornecerem informações suficientes para comprovar a veracidade da conclusão, isto é, o argumento é dedutivo quando a conclusão é completamente derivada das premissas.
Tipos de técnicas de argumentação
Primeiro passo: definir o problema e encontrar a solução.