Pode podocarpus jovens, antes da primeira brotação de crescimento na primavera. Elas podem ser podadas em qualquer época do ano, mas a poda de inverno é mais fácil, porque a planta cicatrizará mais rápido. Use tesouras afiadas para não esmagar os galhos durante o corte.
Para a adubação, o melhor é fazer isso a cada dois ou três meses. Então, use adubos sintéticos como o NPK 10-15-10 ou NPK 10-10-10. Além desses, há as opções orgânicas como: esterco de galinha e húmus de minhoca.
Outra dica é ter um arbusto isolado em uma área ou em vasos, combinando com as demais plantas. Ainda é interessante formar as famosas cercas vivas. Para isso, basta enfileirar as mudas próximas.
Para os jardineiros iniciantes, a boa notícia é que o podocarpo é muito fácil de cuidar. No entanto, ele precisa de uma boa iluminação na área externa. O ideal é que receba muita luz solar.
O podocarpo também é conhecido por outros nomes, como pinheiro-de-buda, pinheiro-budista e kusamaki, sendo este último em japonês. Seu plantio pode ser feito tanto de forma isolada quanto para fazer uma cerca viva, o que traz um leque bem amplo de possibilidades.
Existe uma concepção equivocada de que o plantio da planta podocarpo é muito difícil ou muito caro. Felizmente, todos podem contar com essa bela planta em seus jardins ou residências, sem gastar muito ou ter que enfrentar um trabalho muito complicado para o plantio e manutenção.
Para tornar a sua experiência no cultivo de podocarpos ainda melhor, confira uma série de vídeos com mais informações sobre a planta. Além de cuidados básicos, a seleção traz dicas sobre poda e como usar o arbusto em algumas decorações. Assista:
De nome científico Podocarpus Macrophyllus, se não for podada, a espécie pode chegar até 20 m de altura. Seu crescimento deve ser limitado por meio das podas. É uma planta super versátil e pode ser moldada de várias maneiras.
O podocarpo pode ser plantado em canteiros, jardins ou vasos. O lugar apenas deve seguir os parâmetros para acomodar bem o desenvolvimento da planta. Portanto, sempre tenha um solo bem drenado, fértil, com acidez leve e que seja um pouco arenoso.
Esse pinheiro tem origem nos países asiáticos e se desenvolve muito bem em regiões de clima temperado e subtropical. Mas por sorte, o podocarpo também se mostrou muito aberto ao clima tropical e litorâneo brasileiro, ou seja, você pode plantar o pinheiro mesmo que more na praia.
O podocarpo, ou Podocarpus macrophyllus, é um arbusto de grande presença nos jardins. A planta é versátil e, por isso, é ideal para compor canteiros de muros, cercas-vivas e fica linda em vasos. Por ser resistente, de fácil manutenção e exigindo poucos cuidados no cultivo, o podocarpo é indicado para pessoas que estão iniciando na arte da jardinagem. A seguir, veja dicas valiosas de uma especialista para cultivar esse belo arbusto em casa.
A forma de como plantar podocarpo é determinante para que a planta possa se desenvolver de uma maneira saudável. Por isso, é necessário tomar todos os cuidados e seguir às recomendações de plantio.
Com essas dicas valiosas da Nô Figueiredo, certamente você vai ter sucesso no cultivo dos podocarpos. Siga para o tópico seguinte e confira as dúvidas mais frequentes a respeito do cultivo dessa planta.
A poda do podocarpo deve ser realizada de acordo com o efeito paisagístico que você deseja. Se a intenção é ter uma planta longa e esguia, pode o podocarpo apenas na parte frontal.
O podocarpo é muito usado em cercas-vivas e ao longo de paredes e muros. Dessa forma, é comum ele ser cultivado a pleno sol ou a meia sombra. A paisagista lembra, no entanto, que “a pleno sol a planta fica ainda mais bonita e com a folhagem mais encorpada”. Então, o ideal é conferir o ciclo solar do local onde você pretende colocar sua plantinha para averiguar se o espaço vai oferecer a luminosidade necessária.
Muito usado no paisagismo e na jardinagem para composição de maciços e para formar cercas vivas, o podocarpus é uma ótima opção para quem procura uma planta resistente e fácil de cultivar.
Dessa forma, é fundamental que você entenda como cuidar de sua planta para que o seu jardim consiga estar sempre belo em todos os aspectos. Então, vem agora com a gente aprender essas e outras informações sobre esta planta ornamental tão querida. Confira!
Seguindo todas essas orientações, você terá um podocarpo saudável e bonito por muito tempo em casa. Você poderá cultivá-lo em vasos, jardins externos e como cerca viva, que garante um efeito lindo e moderno aos ambientes.
A rega do podocarpo deve ser realizada a cada dois meses, em média, dependendo da umidade local e do clima da região em que você mora. No verão, o ideal é regar a planta todos os dias ao final da tarde, caso ela não receba água da chuva.
Como dissemos, o podocarpo é uma planta muito versátil que se adapta aos mais diversos ambientes, tanto internos quanto externos, desde que seja plantado a meia sombra e em solos com compostos orgânicos.