A atelectasia pulmonar é uma complicação respiratória que impede a passagem de ar suficiente, devido ao colapso dos alvéolos pulmonares. Isso normalmente acontece quando existe fibrose cística, tumores no pulmão ou quando o pulmão ficou cheio de líquido devido a uma pancada forte no peito, por exemplo.
Remédios caseiros para soltar o catarro
Tosse Induzida ou estímulo de tosse Os principais procedimentos de tosse induzida são o deslocamento da traquéia; estímulo com espátulas na garganta e estímulo com cotonetes ou sondas nasotraqueais na cavidade nasal.
Na expiração normal, a pressão nas vias aéreas é sempre superior à pressão pleural, para que o ar possa ser expelido, Figura 3 (B). ... Este local denomina-se Ponto de igual pressão (PIP), ou seja, é o local onde a pressão do lado de fora da via aérea se iguala à pressão do lado de dentro da mesma 13,
Pressão transpulmonar: É a diferença entre as duas pressões acima, ou seja, é a diferença de pressão entre o interior dos alvéolos e a superfície do pulmão. Portanto, quanto maior a pressão transpulmonar maior a quantidade de ar que entra nos pulmões.
É uma variação do CPAP que permite aumentar a ventilação alveolar através da abertura de uma válvula a uma freqüência preestabelecida, onde a pressão inspiratória (PIP) é ajustada abaixo da pressão expiratória (PEEP). Esse modo permite a respiração espontânea e da um suporte mínimo durante o CPAP.
Gradiente trasnpulmonar O gradiente de pressão trasnpulmonar ou Pp, é igual à diferença de pressão entre os alvéolos e o espaço pleural. Pp = Palv – Ppl Pp é a diferença de pressão que mantém a insuflação alveolar. Alterações do Pp durante a ventilação acarretam alterações correspondentes no volume alveolar.
O surfactante é produzido no pneumócito tipo II. Os fosfolipídeos e as proteínas SP-B e SP-C são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, onde são armazenados; inicialmente, no complexo de Golgi, e, posteriormente, nos corpos lamelares.
Músculos da Respiração Os músculos intercostais externos elevam as costas durante a respiração; Os músculos intercostais internos abaixam as costelas; O músculo quadrado lombar empurra a costela 12 e fixa o diafragma; O peitoral maior e o menor elevam as costelas.
O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.
Para que ocorra o processo de respiração, é necessária uma ação conjunta de músculos intercostais e do diafragma, que permitem a entrada e a saída do ar. ... A expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias.
Músculos inspiratórios: Os principais são diafragma, os músculos intercostais externos, M. Esternocleidomastóideo, Mm. Escalenos (anterior, médio e posterior). A função deles é produzir o aumento da caixa torácica.
O diafragma é o principal músculo da respiração. Ele é responsável por separar as cavidades torácica e abdominal. O músculo diafragma é encontrado em todos os mamíferos e em algumas aves. Em humanos, o diafragma insere-se anteriormente no esterno e nas costelas e posteriormente na coluna.
Na respiração tranquila, a expiração é um processo passivo. Isso significa dizer que, após a expansão que ocorre na inspiração, os músculos da inspiração tendem a se relaxar, da mesma forma que o pulmão e a parede torácica como um todo tendem a voltar às suas posições de equilíbrio.