O início da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. ... Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação.
O processo de industrialização ocorre geralmente quando há medidas públicas favoráveis à instalação de indústrias em uma determinada localidade, com o fornecimento de incentivos fiscais traduzidos em isenção ou redução de impostos, entre outros.
A industrialização se concentrou na principalmente na região SUDESTE do país nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro porque as indústrias procuravam lugares perto onde havia bastante concentração de pessoas (nas metrópoles principalmente) para que tivessem bastante funcionários e uma região com grandes consumidores!
A região Sudeste, por concentrar a maior parte das indústrias do país, foi a que recebeu grandes fluxos migratórios vindos da área rural, principalmente da região nordeste. ... Desde o final da década de 1960 e início da década de 1970, o Centro-Oeste tornou-se a segunda região mais urbanizada do país.
A distribuição espacial da indústria brasileira, com acentuada concentração em São Paulo, foi determinada pelo processo histórico, pois no momento do início da efetiva industrialização, o estado tinha, devido à cafeicultura, os principais fatores para instalação das mesmas, podendo citar: capital, mercado consumidor, ...
Super concentração do capital nas grandes áreas urbanas; Elevação no preço dos imóveis e no custo da mão de obra; Congestionamento das redes de transporte e telecomunicação; Esgotamento de matéria-prima e de energia. 5.
Os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos; A formação de uma classe média urbana consumidora, estimulou a criação de indústrias; A dificuldade de importação de produtos industrializados durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) estimulou a indústria.
Fatores históricos e infraestruturas contribuem para a concentração da população urbana no estado de São Paulo.
4) São fatores que contribuem para o processo de urbanização EXCETO: a) Condições de vida e secas que atingem algumas áreas rurais. b) Aumento da qualificação da população que vive no campo, e grande disponibilidade de vagas de. emprego nas áreas urbanas.
Conheça 10 soluções para melhorar a mobilidade urbana
O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
Existem muitos problemas, dentre eles podemos listar: Poluição do ar, Poluição da água, Efeito estufa, Erosão, Chuva Ácida, Enchentes, Desmoronamentos, etc.. Vale ressaltar também que existe uma grande taxa de desemprego, violência, desigualdade social e uma taxa mínima de saúde (isso é grave nos dias de hoje).
A maioria da população vive em grandes centros urbanos, o que faz acentuar os problemas sociais, econômicos e ambientais. Percebe-se nessa região, por exemplo, grandes problemas relacionados a engarrafamento, poluição, violência e moradia. A falta de emprego também é um fator negativo.
Um grande problema da capital paulista é a expansão das cracolândias, regiões de intenso tráfico de drogas e prostituição. Para o novo prefeito de São Paulo, João Doria, a erradicação dessas zonas aconteceria por meio da internação compulsória.