É chamada de ligação covalente apolar. Já as ligações que apresentam diferenças entre 0,5 e 1,6 são chamadas de covalentes polares, já que existe uma carga negativa maior de uma das partes. A molécula de água (H2O) é um bom exemplo desse tipo de ligação, já que o Oxigênio (O) é mais eletronegativo do que o Hidrogênio.
- Se a ligação covalente for entre átomos de mesma eletronegatividade, a ligação será apolar, porque não ocorre formação de pólos. Como se trata da ligação entre elementos iguais (Bromo) e com mesma eletronegatividade, o composto se classifica como apolar.
A eletronegatividade influencia na ligação entre os átomos, já que haverá a possibilidade de maior ou menor atração. O átomo com mais eletronegatividade atrai para si mais elétrons. A diferença de eletronegatividade entre os elementos determina se a ligação será polar ou apolar.
O texto Polaridade de Ligações Covalentes evidenciou que a polaridade de uma ligação depende da eletronegatividade dos átomos dos elementos que estão ligados. As ligações entre substâncias simples (formadas por apenas um único elemento químico) não apresentam diferença de eletronegatividade, por isso são apolares.
Resposta. Resposta: Sobre a relação entre eletronegatividade de átomos podemos afirmar que se o átomo A é mais eletronegativo que o B (ou vice-versa) a ligação é iônica. Por outro lado, se os átomos A e B tem a mesma eletronegatividade (os dois são menos ou mais) a ligação é covalente.
A ligação covalente apolar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades iguais formam uma ligação covalente. Neste tipo de ligação, os elétrons são igualmente compartilhados pelos átomos da ligação. ... Na molécula de H – H, gás hidrogênio, os átomos de hidrogênio compartilham igualmente os elétrons da ligação.