Cárdia: Corresponde a transição entre esôfago e estômago. Nessa região existem glândulas secretoras de muco. Fundo e Corpo: O fundo corresponde a curvatura superior do estômago. O corpo situa-se entre o antro pilórico e o fundo e compreende cerca de ⅔ do volume total do estômago.
O tema desta edição é sobre o estômago, parte mais dilatada do canal alimentar, que tem formato oco saculiforme e se localiza na cavidade abdominal entre o fígado e o baço, ocupando a região epigástrica.
O estômago humano tem um volume interno de 75 mililitros, mas ao relaxar sua parede muscular é capaz de expandir o volume interno para 2 litros ou mais – ou seja, quase 25 vezes o tamanho normal.
O epitélio que reveste as fovéolas e a superfície de todo o estômago é cilíndrico simples. No fundo dessas fossetas se abrem muitas glândulas pequenas, que ocupam quase que a totalidade da lâmina própria, e se estendem até a faixa de músculo liso, a muscular da mucosa.
Estômago. O estômago possui o formato de uma bolsa e está localizado no abdômen, entre o esôfago e o intestino delgado. Ele é responsável pela digestão parcial dos alimentos, transformando o bolo alimentar em quimo.
Na maioria das vezes, esta dor não é preocupante, e pode indicar alguma alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como refluxo, gastrite ou má digestão, por exemplo, e costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia, por exemplo.
O estômago é um órgão de papel muito importante na digestão dos alimentos, pois é o órgão que continua o processo de digestão depois que o bolo alimentar (alimento mastigado e misturado à saliva) passa pelo esôfago. É caracterizado por ser um órgão dilatado e se encontra entre o esôfago e o duodeno.
O estômago é um órgão semelhante a um saco que contém os alimentos e começa a digeri-los secretando o suco gástrico. A comida e o suco gástrico são misturados e em seguida, despejados na primeira parte do intestino delgado, chamada duodeno.
Função. O esôfago tem como função o transporte de alimentos sólidos, pastosos e líquidos (já parcialmente digeridos pela boca), para o estômago.
O estômago secreta ácido clorídrico e pepsinogénio. O HCl tem como função fornecer alguma protecção contra colonizações bacterianas indesejáveis e activar o pepsinogénio . Por acção do H+, o pepsinogénio é convertido em pepsina, uma protease.
O estômago secreta ácido clorídrico e pepsinogénio. O HCl tem como função fornecer alguma protecção contra colonizações bacterianas indesejáveis e activar o pepsinogénio . Por acção do H+, o pepsinogénio é convertido em pepsina, uma protease.