O relevo do Maranhão tem duas unidades morfoestruturais predominantes em seu interior: As Planícies e os Planaltos. As planícies maranhenses, que compõem grande parte do relevo do Estado, possui diversas subdivisões: Planície Costeira, Planície Litorânea e Planície Fluvial.
O Prof. Aziz manteve a mesma divisão em planaltos e planícies, porém dividiu o Planalto Brasileiro em Planalto Central, Planalto do Maranhão-Piauí, Planalto Nordestino, Planalto do Leste e Sudeste e planalto Meridional.
Nordeste do Brasil
Em relação aos aspectos geográficos, o estado do Maranhão é caracterizado pela planície litorânea e o planalto tabular. Além disso, dunas de areias e as baías de São Marcos e São José, também, fazem parte do estado. Assim, o clima predominante é o tropical, com temperaturas altas durante o ano todo.
Além do Tambor de Crioula, diversas outras danças típicas como as quadrilhas, a Dança do Caroço, a Dança do Lelê, a Dança do Coco, o Cacuriá, São Gonçalo, Dança Portuguesa entre outras, fazem da cultura imaterial maranhense um vibrante caleidoscópio artístico e folclórico vivo e autêntico.
Hidrografia A rede hidrográfica maranhense é, em sua maior parte, pertencente à bacia do Norte e Nordeste. Entre os principais rios do Estado se encontra o Parnaíba, dividido com o Piauí na região fronteiriça entre os dois Estados.
A bacia hidrográfica do rio Mearim é a maior do Maranhão e ocupa 29,84% da área total do estado – aproximadamente 99.
Regiões Hidrográficas do Maranhão
O estado brasileiro do Maranhão está inserido em três regiões hidrográficas: Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba e Tocantins-Araguaia, que se subdividem no estado na Bacia Hidrográfica do Itapecuru, Bacia Hidrográfica do Maracaçumé, Bacia Hidrográfica do Mearim, Bacia Hidrográfica do Munim, ...
Entre os principais rios do Estado se encontra o Parnaíba, dividido como Piauí na região fronteiriça entre os dois Estados. Outros rios que banham o território do Maranhão são o Gurupi (zona de fronteira com o Pará), o Tocantins (zona de fronteira do Maranhão comTocantins), Turiaçu, Itapecuru, Pindaré, Grajaú e Mearim.
bacia do Rio Amazonas
Bacias hidrográficas do Brasil
Bacias Hidrográficas Brasileiras. O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
As quatro principais bacias hidrográficas do Brasil são as bacias Amazônica, do Tocantins, a Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e a do rio São Francisco que, juntas, cobrem cerca de 80% do território brasileiro.
Conceito de Bacia Hidrográfica Entende-se por Bacias Hidrográficas, localidades da superfície terrestre separadas topograficamente entre si, cujas áreas funcionam como receptores naturais das águas da chuva.
Os rios são correntes de água doce formadas pela precipitação da chuva ou de fontes, que também são conhecidas como “olhos-d'água”. ... Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes.
A - Região Hidrográfica do Paraguai; Região Hidrográfica Amazônica; Região Hidrográfica do Piauí. B - Região Hidrográfica do Uruguai; Região Hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental; Região Hidrográfica Amazônica. C - Região Hidrográfica Amazônica; Região Hidrográfica do Tocantins; Região Hidrográfica do Parnaíba.
Saiba um pouco mais sobre as três maiores bacias hidrográficas brasileiras:
⇒ As bacias hidrografia no Brasil é importante para: Lazer, pesca e serve de meio de transporte também. ⇒ Ajuda também na industrias e nas residencias abastecendo todos. Resposta: ⇒ Favorece Lazer, pesca, meio de transporte, entre outros!
Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia, Bacia do Paraguai, Bacia Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Paraná, Bacia do Parnaíba, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Atlântico Sul e Bacia do Uruguai.
Caro estudante, Bacia hidrográfica é uma extensão ou superfície de escoamento de um rio central e seus afluentes. Ela se origina por conta do relevo da região. A água da chuva vai escorrendo por riachos e rios de menores dimensões até chegarem a um rio principal, localizado em um ponto mais baixo do que esses.
As Regiões Hidrográficas
bacia amazônica
e) A bacia hidrográfica do São Francisco é a que possui a maior possibilidade de navegação no Brasil.
A Bacia do Paraná possui grande potencial hidrelétrico decorrente do grande volume de água e do relevo acidentado que apresenta, do qual se destaca a Usina Binacional de Itaipu, uma das maiores do mundo. Além disso, apresenta um solo muito rico e por isso, possui elevada atividade agropecuária.
As principais ameaças para a Bacia do Rio São Francisco são o garimpo, a irrigação e a poluição das águas de seus rios. Como a maior parte dos rios dessa bacia nasce fora do Nordeste, ela não sofre muito com as secas da região.
A Bacia do Rio São Francisco é uma bacia cujo rio principal é o rio São Francisco. Esse território abrange a região Nordeste (62,5%), a região Sudeste (36,8%) e a região Centro-Oeste (0,7%). Sua área de drenagem corresponde à aproximadamente 641.
8) Além dos agrotóxicos, qual outra séria ameaça as bacias hidrográficas brasileiras? R. A contaminação por metais pesados como o mercúrio que é altamente tóxico e de difícil dispersão no meio ambiente.
Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, a situação ameaça o nível das barragens da usina hidrelétrica de Três Marias e de usina hidrelétrica de Sobradinho, além de comprometer a biodiversidade e a qualidade da água do rio.