Estilo artístico de Francisco Goya: - Retratou vários temas em suas pinturas: paisagens, cenas mitológicas, religião, imaginário, guerras, homens, mulheres, deuses, demônios e feiticeiros. - Comédia, sátira, tragédia e farsa eram recorrentes em suas obras. - Suas obras de maior destaque foram pinturas a óleo.
Romantismo
Abalado e não provisoriamente deturpado, Goya passou a expressar em suas obras o grotesco e sobrenatural, e às vezes, o mortal e o mórbido. Além da pintura, Goya dominava também a arte da gravura.
Saturno devorando um filho representa o deus Chronos, ou Saturno segundo a mitologia romana, no ato alegórico em que ele comia os filhos que teve com a esposa Reia, por ter medo de ser destronado por um deles. ... Matando seus filhos, era possível manter-se na mesma posição de poder.
Goya, interpretado pelo sueco Stellan Skarsgard (de "Piratas do Caribe"), aparece no filme como um angustiado observador que, protegido por seu status de artista preferido da monarquia, escapará de ser vítima direta dos inquisidores.
Todos ali concordam em que o trabalho de Goya ofende a Santa Madre Igreja, e transmite uma imagem acabrunhante de sua ação na Espanha. Frei Lourenço faz um discurso defendendo que a ação do Santo Ofício deve recrudescer, tornar-se mais radical na identificação e punição dos hereges – judeus e protestantes.
Goya satirizou a nobreza, o clero e a sociedade espanhola, em suas obras ele tratava de fantasias, além de também retratar a realidade das invasões francesas em 1807.
Origem do nome Três de Maio: Grandes foram os festejos pela ocasião do 1. decênio de existência do clube que até hoje se chama Clube Buricá. ... A partir daí (1930) nos anos subsequentes eram festejados no Clube Buricá os bailes de Kerb, de tradição alemã, comemorações que duravam três dias e culminavam no dia 03 de maio.
Podemos notar um ponto em comum entre Goya, em sua obra " os fuzilamentos de 3 de maio de 1808 ", e Delacroix, na obra "A liberdade guiando o povo".
Resposta: São pessoas sendo preconceituosas com outras pessoas.
Entre os anos de 1810 e 1814, produziu sua famosa série de pinturas "Los Desastres de la Guerra" e suas duas obras primas "El Segundo de Mayo 1808" e "El Tercero de Mayo 1808" (também conhecido como "Los fusilamientos en la montaña del Príncipe Pío" ou "Los fusilamientos del tres de mayo" ).