c) no sufixo -oso (cheio de): cheiroso, manhoso, dengoso, gasosa.
De cheiro aprazível; perfumado. Etimologia (origem da palavra cheiroso). Cheiro + oso.
O sufixo -isar não existe. Civilizar joga em outro time. Sem s no radical, precisa de uma ponte. É o -iz, que aparece em amenizar (ameno), capitalizar (capital), humanizar (humano), canalizar (canal), simbolizar (símbolo).
ferro = ferreiro ferrugem fazendeiro, fazenda= rico= riqueza ,enriquecer chuva= chuvisco, chuvinha pedra = apedrejar, pedrada flor= florista, florzinha chave= chaveiro, sala= saleta, salinha luta= lutador bomba= bombardear escola= escolarização, escolaridade jogo= jogatina, jogador tinta= tinteiro.
Estas palavras evoluem para as portuguesas escola e escolar. A palavra escolaridade deriva, assim, de escolar. É um dos casos de formação de substantivos a partir de adjectivos por meio do sufixo -idade (do latim -itate), que traduz a ideia de qualidade, propriedade, estado ou modo de ser.
Resultante da ação e da iniciativa do céu e das divindades que o habitam, a chuva é um símbolo universal de fecundidade e fertilidade. Praticamente em todas as tradições e civilizações agrárias, a chuva é comparada à semente humana como sendo o fluido divino que desencadeia o princípio criador da vida.
A nomenclatura das cetonas é feita escrevendo-se o número de carbonos, o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo “ona”, que indica o grupo funcional.
Português. Na língua portuguesa, o aumentativo é o grau do substantivo que se forma por acrescentamento de um sufixo, geralmente "ão" ou "zão". Em alguns casos, forma-se por um prefixo, como em supermercado e hipermercado.
Os principais sufixos nominais diminutivos são: -acho(a), -icho(a), -ucho(a): riacho, populacho, governicho, rabicho, barbicha, gorducho, papelucho. -ebre: casebre. -eco(a), -ico(a): jornaleco, soneca, Antonico, burrico.
Na língua portuguesa, existe apenas um único sufixo adverbial: É o sufixo "-mente", derivado do substantivo feminino latino mens, mentis que pode significar "a mente, o espírito, o intento". Já os advérbios que se derivam de adjetivos terminados em –ês (burgues-mente, portugues-mente, etc.)
Além dos Advérbios de modo, também podem terminar em -mente os advérbios:
Gramática. Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. ... Dessa forma, os tipos de advérbio podem indicar lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação.