Para garantir a segurança do paciente durante a administração de medicamentos, a Enfermagem deve utilizar os noves certos, sendo eles: Medicação certa; Paciente certo; Dose certa; Via certa; Horário certo; Registro certo; Ação certa; Forma farmacêutica certa e Monitoramento certo.
Os cinco passos certos para administração medicamentosa são:
Entre as principais estratégias que podem ser aplicadas para garantir a segurança do paciente na prática medicamentosa, está aquela conhecida como regra dos “nove certos”: 1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – ...
Para que ocorra uma administração segura de medicamentos os profissionais da área de enfermagem devem atender a seis certos: 1º medicamento certo, 2º dose certa, 3º paciente certo, 4º via certa, 5º hora e 6º registro certo.
A administração de medicamentos na assistência à saúde deve basear-se em boas práticas para promover a segurança do paciente e evitar eventos adversos. O uso dos “certos” foi criado na década de 60, inicialmente como “5 certos” para otimizar a verificação pela equipe de Enfermagem na administração de medicamentos.
A importância dos 9 certos Os profissionais da área entendem que essas etapas funcionam como uma espécie de fatiamento do atendimento, onde cada ponto importante é analisado antes mesmo das injeções serem aplicadas, evitando dessa maneira que algum erro coloque em risco a saúde do indivíduo.
É fundamental que seja garantida a segurança ao paciente na administração de medicamentos e, para tanto utiliza-se a regra conhecida como os “NOVE CERTOS”:1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – compatibilidade ...
Os cinco passos certos para administração medicamentosa são:
Seja no início ou no fim do processo, os erros mais comuns praticados nas instituições de saúde são:
Conheça os 5 erros que todo enfermeiro precisa evitar!
Como barreiras de prevenção para minimizar o risco de erros na administração de medicamentos, podemos citar: padronização desde a compra seguida do cadastro e prescrição do medicamento, restrição de acesso aos medicamentos, rótulos e alertas automatizados e verificação em dupla checagem por profissionais diferentes ...
Erro de medicação é qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Isso significa que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.
A falta de atenção (27,6%) é a principal causa da ocorrência de erros de medicação segundo profissionais entrevistados no estudo de Silva (2004) em um hospital universitário, seguida de 19,7% referente a falhas individuais (falta de conhecimento e de interesse e pressa).
Tipos de erros de dispensação:
Fatores associados aos profissionais de saúde
Entre as principais causas de erros de medicação destacam-se: falta de conhecimento sobre os medicamentos, falta de informação sobre os pacientes, violação de regras, deslizes e lapsos de memória, falhas na interação com outros profissionais, falhas na conferência do medicamento com a prescrição e problemas no ...
Apesar de não haverem dados no Brasil, estima-se que mais de 7.
Uma das principais causas de erro no aviamento de preparações manipuladas é a dosificação incorreta do princípio ativo, o que pode ocorrer devido a não-aplicação do fator de correção em um fármaco diluído ou a não-aplicação do fator de equivalência entre bases e sais ou entre formas anidras e hidratadas.
Boas práticas de manipulação em farmácias (BPMF): conjunto de medidas que visam assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição.
Gestão da farmácia de manipulação: 9 desafios
Substância de baixo índice terapêutico: são aqueles que apresentam estreita margem de segurança, cuja dose terapêutica é próxima da tóxica.
► Janela terapêutica → é a extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos.
Definição de Termos Índice terapêutico estreito – as concentrações terapêuticas dos medicamentos estão muito próximas das concentrações tóxicas.
Na farmacologia, a eficácia descreve a resposta máxima que pode ser conseguida com uma droga. O efeito da droga é traçado contra a dose em um gráfico, dar a curva da dose-.
A potência (EC50) de um fármaco refere-se à concentração em que o fármaco produz 50% de sua resposta máxima. A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco.