O nome Tie Dye em inglês significa “amarrar e tingir”, que é justamente a forma como é feito. Mas essa é uma técnica milenar de tingimento de roupas que já era feita muito antes de receber esse nome. Essa técnica foi desenvolvida pelos japoneses entre o século VI e VII, e era conhecida como shibori.
A estampa tie-dye se consolidou durante a quarentena como um fenômeno da moda. Resgatada lá dos anos 70, época em que o movimento hippie estava em alta, a estampa adquiriu significado antagônico à liberdade dos "paz e amor" de antigamente e se transformou em roupa de quem estava "preso" dentro de casa.
A técnica Tie Dye consiste inicialmente em fazer manchas em uma peça de roupa, tecido, etc. Tradicionalmente utilizada por várias culturas no mundo, especialmente asiáticas e africanas, a técnica de produção pode variar. Existe a técnica por imersão em corante, que a peça deve ser mantida em fervura por 40 minutos.
Segure a ansiedade, não use secador, senão vira borrão – o que não é tão ruim porque tie-dye borrado também fica bonito. Dicas: -Se o borrifador não estiver funcionando bem ou se você não tiver um, dá pra preparar a tinta em um copo e ir derramando ela na camiseta, mas com cuidado pra não sujar tudo.
Corte as amarras e lave o tie dye normalmente, com água e sabão neutro, para retirar os excessos de tinta e evitar que a peça manche outras roupas. Deixe secando no varal e, quando finalizar, utilize o ferro de passar para finalizar o produto. Pronto!
Passo a passo para fazer tie dye
Recapitulando o passo a passo para fazer tie dye em casa:
Lave a camiseta na máquina com sabão em pó. Não coloque outras peças de roupa junto com a camiseta tingida, já que isso pode manchá-las. Além disso, evite usar produtos com alvejante, pois eles podem estragar a camiseta. Somente após a segunda lavagem é seguro colocar a peça tingida com outras roupas na máquina.
Esse truque é um dos mais antigos e eficientes que existem: basta colocar a roupa dentro de um balde com água e sal de cozinha. Depois de deixar uns 15 minutos de molho, enxágue bem e lave normalmente esfregando o tecido e, então, estenda no varal. O mais indicado é usar o sal pelo menos nas três primeiras lavagens.
Cuidados básicos: 1- Não utilizar nenhum tipo de alvejantes ( cândidas, cloro,etc) nas peças em Tie Dye e de tecidos coloridos e escuros, isso danifica o tecido e descora todas as cores da malha e da estampa.
Assim que você terminar de tingir o tecido, fixe a cor usando uma solução de água, vinagre de vinho branco e sal. Lave os tecidos recém-tingidos separados das outras roupas nas primeiras duas lavagens. Por fim, mantenha a vividez da cor dos tecidos tingidos lavando com água fria.
Opção caseira (mais barata):
Como lavar roupa sem desbotar as cores?
Use vinagre branco para a roupa não desbotar. O vinagre branco é a melhor opção para fixar as cores sem danificar o tecido. Alguns dos vinagres mais comuns, como o de vinho tinto e o de maçã, têm uma cor natural que pode manchar certos tecidos, mas o de álcool é seguro para todas as roupas.
Mas você também vai precisar de algo que segure a tinta. Um jeito fácil é colocar um pouco de vinagre na água do enxague. Outra possibilidade é usar um punhado de sal. Basta lavar a peça normalmente e acrescentar o produto na hora em que a máquina estiver enxaguando.
Seguir alguns cuidados simples podem realmente ajudar a preservar a cor das suas roupas durante a lavagem e a mantê-las brilhantes por mais tempo:
Adicione meia chávena de vinagre branco ao ciclo de lavagem no momento de colocar o detergente na máquina. Deste modo, as cores ficam mais intensas. Mergulhe a peça de roupa branca em água quente misturada com um agente com oxigénio ativo, durante 24 horas.
Sal. No momento de colocar a roupa desbotada na máquina e adicionar o sabão, acrescente também meia xícara de chá com sal. Assim, é possível evitar que o corante dos tecidos saia durante o processo de lavagem — fator que torna a cor da roupa intacta por mais tempo.
Como recuperar roupa branca desbotada
Adicione um pouco de vinagre. A adição de vinagre ao ciclo de enxágue tem vários benefícios na preservação de roupas pretas. Essa dica pode definir cores e também os resíduos do sabão em pó. Esses resíduos podem criar uma película em suas roupas, fazendo a cor parecer desbotada. O vinagre também é um amaciante natural.