Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia). Para o filósofo, saber que não se sabe é preferível a saber mal. Ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.
Há quem diga que a frase "Só sei que nada sei" foi a resposta dada por Sócrates quando o oráculo declarou que ele era o homem mais inteligente da Grécia. Por reconhecer humildemente o seu desconhecimento, Sócrates colecionou inimigos que o acusavam de aproveitar-se da retórica para mentir.
Sócrates ao falar essa frase, quis dizer quer por mais que ele já tivesse estudado muito, ele ainda tinha muito mais a aprender, que conhecimento nunca é de mais. Ela está ligada a filosofia por isso, porque quanto mais estudamos, mais sabemos mas nunca sabemos tudo, sempre temos mais a aprender.
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas. ...