Assim, o trabalho com quebra-cabeças contribui para a aprendizagem das formas geométricas, classificando-as através da exploração das sete peças do jogo. O objetivo principal do Tangram é ensinar que um todo sempre é divisível em várias partes, que posteriormente podem ser reorganizadas em um outro todo diferente.
O tangram é um quebra-cabeça muito simples, composto de apenas 7 peças: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Dispostas de uma única forma, um quadrado, a figura é encontrada em várias inscrições antigas representando, talvez, um talismã contra catástrofes.
Resposta. Resposta: São necessários 25 triângulos para compor a 5ª figura; A sequência até o sexto termo é (1, 4, 9, 16, 25, 36); A 12ª figura tem 144 triângulos pequenos; A posição da figura ao quadrado resulta na quantidade de triângulos pequenos; O termo geral é aₙ = n².
O tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, praticado há muitos séculos em todo o Oriente. Segundo a lenda, o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços – daí seu nome, que significa “ tábua das sete sabedorias” ou “tábua das sete sutilezas” .
Tangram
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.
4 horizontais e 5 verticais. 4 x 5 = 20 quadrados e cada um tem 1cm² ou seja 20cm² é a área total.