Uma atividade livre em sala de aula é algo que proporcione diversão para as crianças e que não tenha intervenção de ideias e nem de regras pelo professor, é o brincar livre de acordo com o que cada um quiser, onde professor obsersa as atividades feita pelas crianças e a partir disso desenvolve uma atividade dirigida.
No brincar livre, a criança utiliza sua cultura lúdica aliada ao que aprendeu no brincar dirigido. Por sua vez, será observado no brincar dirigido as experiências adquiridas pelo brincar livre com outras crianças.
Felizmente, há outro tipo de brincadeira que beneficia a aprendizagem de conteúdos das crianças: a brincadeira dirigida. Essa é uma forma de brincar na qual as atividades das crianças são direcionadas por um adulto experiente, permitindo que as crianças sejam conduzidas ao objetivo da aprendizagem.
A intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças oferecendo-lhes materiais adequados, assim como um espaço estruturado para brincar permite o enriquecimento das competências imaginativas, criativos e organizacionais infantis.
O aluno deve estar preparado para avaliar o professor; mais ainda, o aluno deve questionar-se sobre o seu próprio desempenho acadêmico, a importância da busca do conhecimento, os seus objetivos pessoais e o seu desenvolvimento educacional.