As crianças podem pular corda. Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos. ... Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhadas em prol do aluno.
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. ... Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
– Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade. – Pulando em círculos: a professora precisa desenhar círculos pelo chão.
A lateralidade é a dominância lateral entre um dos lados do corpo, no qual a criança desenvolve durante as atividades físicas na infância, amadurece e se define aos 7 anos. Depois desse período há uma preferência automaticamente da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo ou não.
A palavra Lateralidade vem do latim que significa “lado”. O nosso corpo sendo interno ou externo está divido em lados, interno, por exemplo, temos o cérebro que se divide em dois hemisférios e no externo temos as mãos, uma do lado direito e outra que fica a esquerda.
O que é ter noção espacial? Essa noção espacial é desenvolvida nas crianças a partir da experimentação. Sendo que a referência principal da criança é o próprio corpo. Como acontece com quase todos os aspectos do desenvolvimento infantil, cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo.
Lateralidade é a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé. Segundo Le Boulch , a preferencia pela utilização de um dos lados do corpo ocorre em razão da dominância de um dos hemisférios cerebrais.
Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10 por cento de probabilidade de sê-lo também. No caso que seja a mãe canhota, esta probabilidade aumenta 20 por cento. E se tanto o pai como a mãe são canhotos, a criança tem a probabilidade de 50 por cento em nascer canhota.
Ela vem sendo trabalhada na prática de Educação Física com o intuito de se desenvolver a criança como um todo no ensino aprendizagem. ... A lateralidade é a dominância lateral entre um dos lados do corpo, no qual a criança desenvolve durante as atividades físicas na infância, amadurece e se define aos 7 anos.
Após a realização dos testes propostos, para se chegar a um diagnóstico da lateralidade, observam-se os resultados: se em todas as atividades o aluno utilizou mão, pé e olho do lado esquerdo, então ele apresenta lateralidade homogênea definida; se o aluno realizou todas as atividades relacionadas à mão e pé do lado ...
Atividades que Desenvolvem Lateralidade
De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.
A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados, e à noção de externo e interno. É importante que seja estimulada, pois favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora.
JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A LATERALIDADE. Colocar uma criança no centro. Pedir a outra criança que fique à direita dela; outra atrás; outra à frente e outra à esquerda. Batendo palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição.
Disponha alguns objetos em cima da mesa e outros embaixo das cadeiras, por exemplo. Neste momento, converse com as crianças e exemplifique as noções de "em cima" e "embaixo". Pergunte para elas qual objeto está em cima da mesa e qual está embaixo da cadeira. Deixe que as crianças se expressem.
- -2 Figura 1 - Lado dominante e lateralidade Fonte: Liderina, Shutterstock, 2019 Todos nós usamos mais um dos lados do corpo quando escrevemos, pegamos objetos, chutamos uma bola. ... Não existe, portanto, um lado certo de dominância do corpo. São características individuais que devem ser respeitadas.
Exemplo: localizar objetos em cima, embaixo, à esquerda ou à direita de algo; representar sua posição na sala de aula ou em outro ambiente. B) orientação espacial – são atividades em que a criança precisará orientar-se no espaço e, para isso, geralmente são utilizados pontos de referências conhecidos pelas mesmas.
Orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se, em relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.