A pia-máter e a aracnoide são separadas pelo espaço subaracnoideo, o qual possui uma grande quantidade de líquido cefalorraquidiano, cerebrospinal ou, simplesmente, líquor.
As meninges são três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, protegendo-os. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. ... Elas possuem a função de proteger esse sistema tão importante. A dura-máter, meninge mais externa, é formada de tecido conjuntivo denso.
Meninges são as membranas que revestem todo o sistema nervoso e a medula – veja a ilustração.
Meninges
Foice do Cérebro: ocupa a fissura longitudinal do cérebro, dividindo os hemisférios cerebrais do telencéfalo. Tenda do Cerebelo: divide a cavidade craniana em um compartimento supratentorial e outro infratentorial, projetando-se transversalmente entre os lobos occipitais e o cerebelo.
O que são essas calcificações cerebrais? São estruturas ósseas que se formam dentro do cérebro. As calcificações são compostas do mesmo material que forma nossos ossos e dentes, por exemplo. É a hidroxiapatita, uma amalgama de fosfato de cálcio, com outros componentes orgânicos.
Ventriculomegalia é uma dilatação dos ventrículos cerebrais de causas variadas, entre elas malformação cerebral, lesão degenerativa ou infecção. Quando mais grave, hipertensiva, chamamos de hidrocefalia.
Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide. Estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículo.
Os ventrículos laterais fazem parte do sistema ventricular do cérebro humano. Parte do telencéfalo, eles são os maiores ventrículos. Comunicam com o III ventrículo pelo foramen interventricular de Monro.
Caso o indivíduo tenha algum sintoma neurológico, a proeminência das dimensões do quarto ventrículo pode representar uma atrofia em alguma região do tronco encefálico, algo que pode estar correlacionado com os sintomas e uma doença passível de ser diagnosticada.
Os ventrículos laterais são as cavidades dos hemisférios cerebrais. Comunicam com o terceiro ventrículo através dos buracos de Monro ou interventriculares. Apresentam uma porção central (corpo) e três prolongamentos ou cornos: anterior, inferior e posterior. O corpo corresponde ao lobo parietal.