A carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceae.
Para plantar por semente, escolha frutos saudáveis, de plantas novas, produtivas e vigorosas, retire as sementes, lave-as, seque-as e leve para a sementeira. A semeadura se faz em canteiro de barro misturado com esterco curtido, com espaçamento de 10cm entre cada semente.
No Sul do país, março e abril são os meses de colheita de um fruto amarelado e de sabor único! A carambola é uma fruta originária da índia e tem o formato curioso de uma estrela. É rica em sais minerais e nas vitaminas A, C e do complexo B.
Quando a planta estiver mais velha, com cerca de quatro anos ou mais, devemos eliminar todos os galhos secos, mal-formados e doentes que a árvore apresentar. A poda verde deve ser realizada após o terceiro ano de vida, quando a planta está bem viçosa, no auge do crescimento.
agridoce
Os benefícios da carambola são principalmente ajudar a emagrecer, porque é uma fruta com muito poucas calorias, e proteger as células do corpo, combatendo o envelhecimento, pois é rica em antioxidantes.
A carambola pode ser consumida de muitas maneiras, além da fruta in natura, por exemplo:
Suas propriedades adstringentes também são úteis no tratamento de diarreias e de doenças de pele, como psoríase e dermatites”, comenta a nutricionista Julia Florido. O chá feito com a carambola ajuda a combater febres e estimular o apetite. Contudo, para evitar problemas, o mais indicado é não exagerar na dose.