Os carrapatos mais comuns no Brasil são: Carrapato-de-boi (Boophilus microplus) que transmite ao gado a babesiose. Carrapato-de-cavalo ou Carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) é o que mais comumente parasita o homem.
Existem 60 espécies de carrapatos em todo mundo e entre as doenças que esses animais podem transmitir diversas são fatais, sendo as mais famosas delas as doença de Lyme e Febre Maculosa.
Artrópode
Esses carrapatos apresentam algumas áreas de preferencia para se fixar nos cães, como as regiões das orelhas, axila, peito e pescoço e as pequenas áreas entre os dedos dos animais. Durante seu período de vida os carrapatos passam por quatro estágios evolutivos: ovo, larva, ninfa e adulto.
Assim, as larvas podem viver no ambiente sem receber nenhum tipo de alimento por cerca de 8 meses, enquanto as ninfas e os carrapatos adultos conseguem sobreviver sem um hospedeiro por até um ano e meio.
Na hora de matar o parasita é recomendado não pisar ou espremer os ovos, pois com essa atitude pode espalhar o carrapato pela casa. A maneira correta é colocá-los em um vidro com álcool. “Muitas pessoas arrancam e não pode fazer isso. Parte do carrapato continua do cão e isso pode provocar alergia.
Se o seu cachorro está infestado de pulgas ou carrapatos, imediatamente dê um banho nele com xampu ou sabonete antiparasitas. Recomenda-se dar também um comprimido de tratamento de emergência, e associar a outro tratamento de longa duração (comprimido, pipeta ou coleira).
4. Use uma ferramenta de remoção de carrapatos para torcer e retirar o carrapato do seu cão
Remédio para carrapato caseiro de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio. Misture duas xícaras de vinagre de maçã com uma de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Coloque em um spray e borrife no ambiente. Você pode repetir esse processo de 2 a 3 vezes na semana.
Você pode administrar o Antipulgas e Carrapatos MSD Bravecto para Cães de 2 a 4,5 Kg para seu filhote a partir de 2 meses de idade. .
Bravecto é seguro para o meu filhote? ... O Bravecto é um dos poucos medicamentos que é seguro para filhotes com mais de oito semanas de idade e cadelas prenhas ou lactantes (que estão amamentando filhotinhos).
FRONTLINE Spray deve ser utilizado para banhar seu cão e/ou gato por completo. É o tratamento mais eficaz de FRONTLINE, e recomendado quando há alto risco de infestação. ... Outro diferencial, é que FRONTLINE Spray pode ser utilizado em filhotes a partir de dois dias de vida.
Afastar o pêlo do animal na região entre a nuca e a base do pescoço à frente das escápulas até aparecer a pele. Colocar a ponta da pipeta sobre a pele e apertar várias vezes até esvaziar todo seu conteúdo diretamente em vários pontos, para evitar que o produto escorra.
Aplique de 2 a 4 jatos de Frontline Spray para cada quilo de peso do animal. Para que o tratamento seja eficaz, deve-se umedecer completamente toda a pele e pêlos do animal não se esquecendo da barriga, batas e cauda.
Modo de usar: Aplicar de 2 a 5 jatos de spray em cães e de 1 a 3 jatos de spray em gatos a cada kg do animal, no sentido contrário ao crescimento do pelo, molhando a pele para uma melhor eficácia. Após a aplicação, deixar secar naturalmente e dar banho somente 48 horas após a aplicação do produto.
O Frontline Spray é um antipulgas e carrapaticida indicado para controle destes parasitas em cães e gatos adultos e em filhotes a partir de 2 dias de vida. Um único tratamento de Frontline Spray pode proteger cães adultos e filhotes contra pulgas por até 3 meses e contra carrapatos por até 5 semanas.
"Normalmente nada", diz Azanza. "Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar". Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito ─ é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.
Para saber se o ideal para o seu pet é o Frontline Topspot, o Frontline spray ou o Frontline Plus, converse com o médico veterinário do seu cão. De modo geral, os dois agem muito bem, mas o plus é indicado para evitar também a infestação ambiental, que costuma ser o maior problema no combate a esses parasitas. .