Cactos, as plantas com espinhos por excelência O cacto é a planta com espinhos por excelência e uma das mais populares. Dentro dessa categoria há vários subtipos, cada um com suas particularidades.
Porém, há uma variedade de flores diferentes que tem espinhos....Antes de mais nada, a função dos espinhos nas flores provavelmente surgiu de forma evolutiva, para que a planta se proteja de possíveis predadores herbívoros.
Continue lendo para conhecer sete tipos de plantas venenosas com as quais devemos ter cuidado!
De maneira geral, os agaves dispensam podas, mas em algumas espécies convém retirar os brotos laterais em excesso. As flores demoram de dez a 12 anos para brotar e surgem apenas uma vez na vida.
Modo de cultivo : Para plantar a muda, fazer um buraco maior que o torrão. Soltar a terra das paredes para propiciar melhor desenvolvimento das raízes. No fundo colocar areia. Em um balde misturar adubo animal de curral bem curtido com composto orgânico ou húmus de minhoca e areia, na proporção de 1:2: 1.
Para que essa planta cresça com saúde você deve cultivá-la num local com sol pleno. O solo deve ser fértil e drenável, as regas devem ser feitas com regularidades. Quando o clima é quente essa planta cresce com mais facilidade.
Com respeito ao Agave Sisalana, existe uma grande polêmica quanto a sua origem; pois, alguns historiadores asseguram que ela é nativa do Brasil, enquanto outros dizem que esta planta veio das Caraíbas, nos tempos pré-colombianos. Esta é uma planta ainda de baixa utilidade.
HIDROMEL/ PULQUE, MEZCAL E TEQUILA As bebidas produzidas com agave podem ser divididas em dois grupos: As que se derivam do escorrimento de açucares logo após a raspagem do talo – hidromel e pulque – e aquelas que provêm do cozimento da pinha, talos e folhas para produzir destilados como o mezcal e a tequila.
Tequila é uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul, primariamente na região da cidade de Tequila, no estado mexicano de Jalisco, a 65 quilómetros a nordeste de Guadalajara.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DA TEQUILA
A raiz deve então ser aquecida com vapor d'água a 98C durante um período de 42 horas. Depois de cozida, a planta gera o chamado açúcar de agave, com o qual se faz o mel de agave, que por sua vez pode ser utilizado para adoçar os alimentos. Depois que o agave passou pelo forno, ele deve repousar durante mais oito horas.
De origem mexicana, o agave é uma planta do tipo suculenta muito usada como adoçante e erva medicinal (para tratar problemas de digestão e possíveis lesões, por exemplo). Ela funciona como substituta saudável do açúcar refinado, pois contém um néctar docinho que pode ser usado em diferentes receitas.
A Tequila é produzida a partir do Agave Azul,que nada mais é do que uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita). Muito parecido com o abacaxi, o Agave possui um miolo (esse miolo leva o nome de piña) que é extraído e pode atingir até 70 Kg por ramo.
O mezcal (ou mescal) é comumente conhecido como a "tequila com larva", já que muitas marcas possuem larvas do inseto gusano rojo no fundo da garrafa. Reza a lenda que o inseto, depois de curtido dentro da bebida, possui propriedades alucinógenas e afrodisíacas.