Uma equipe consiste em até 14 jogadores. Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são suplentes. Durante todo o tempo de jogo, a equipe deve ter um dos jogadores identificado como goleiro.
12 jogadores
FUNÇÃO DOS JOGADORES DE HANDEBOL São ágeis e fintadores. adversária, receber passes e arremessar contra o gol.
goleiro: joga no gol e pode defender a bola com o pé. pontas: tem dois, um esquerdo e outro direito. os pontas jogam bem, na ponta da quadra, para atrair atenção para eles e o meio da área ficar livre, sem defensor. meias: também são dois e ficam um pouco mais para o meio da quadra do que ponta.
O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes. No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.
Nos casos em que a posse de bola é recuperada através de uma antecipação de passe ou de um rebote defensivo, o ataque costuma acontecer com uma transição rápida da quadra defesa, explorando num contra-ataque o desequilíbrio da defesa e a superioridade numérica.
Na marcação por zona, há diferentes posicionamentos que podem ser adotados.
Sistemas de ataque no basquetebol O ataque pode ser dividido em duas fases: primeira, aquela derivada da recuperação imediata da posse de bola através de um rebote defensivo, de um roubo de bola, do erro do adversário e etc., o que implica numa situação denominada de contra-ataque.
Introdução: No basquetebol o principal objetivo é pontuar realizando diferentes tipos de ataque, incluindo o contra-ataque, definido como resposta rápida ao ataque adversário e entendido como a forma mais eficiente de obter pontos, uma vez que na maioria dos casos é realizado em superioridade numérica e finalizado por ...
Os principais fundamentos da defesa “individual” são:
Sistema Defensivo: Existem dois tipos básicos de defesa: individual e por zona. ... O sistema ofensivo depende fundamentalmente do tipo de defesa. O contra-ataque deve ser sempre estimulado.
Os ofensivos se caracterizam pelo uso de movimentos de avanço ao campo inimigo e possui o objetivo de marcar pontos. Os dribles, passes e lançamentos fazem parte desse sistema tático. Os defensivos se baseiam em táticas de defesa e marcação.