Cobras podem se deslocar por movimento sinuoso lateral, saltar entre árvores e nadar por movimento ondulatório. Agora, os cientistas registraram uma maneira totalmente nova de locomoção: as cobras formando uma espécie de laço para escalar tubos instalados na vertical.
Ao mesmo tempo, para cobras é difícil se mover por uma superfície vertical plana, pois neste caso precisam de fulcro. Então é por isso que serpentes optam por se arrastar por rachaduras, ou seja, pelo espaço entre tijolos.
Portanto, a cobra-cega não seria perigosa ou nunca foi considerada como tal. O que já se sabia é que elas secretam uma substância através da pele que as deixa mais viscosas e que também possuem grande concentração de glândulas de veneno na pele da cauda, como forma de defesa passiva de predadores.
Esse nome, cobra-cega, é dado porque o corpo de tais animais é comprido, alongado e sem patas, tal como as serpentes . Além disso, seus olhos são tão discretos que, se olharmos rapidamente para um desses indivíduos, teremos a impressão de que ele é completamente cego, por aparentemente não possuir essa estrutura.
As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca. A surucucu é a maior serpente venenosa do continente americano e uma das maiores do mundo, podendo atingir até 4,5m de comprimento.
Taipan
No Brasil, existem quatro grupos de serpentes: das jararacas, das cascáveis, das corais e da surucucu-pico-de-jaca. Cada um desses grupos conta com um soro específico. “Além da produção do soro, as serpentes têm importância médica.
A jararagina faz parte da família de um grupo de proteínas (metaloproteinases), uma das principais responsáveis pelos efeitos locais da picada, como hemorragia, edema e inflamação.