O 5º Mandamento da Lei de Deus é: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra, que o Senhor, Teu Deus, Te dá” Êxodo, 20:12. A família é a unidade mais básica da vida. O relacionamento com nossos pais, ou mesmo a ausência deste relacionamento, afeta de maneira PROFUNDA cada um de nós.
O mandamento foi pura e simplesmente: “honra a teu pai e tua mãe”. Honrar é muito mais do que obedecer. É apoiar, não criticar e nutrir um profundo respeito por aqueles a quem Deus conferiu a autoridade sagrada de pai e mãe.
“Honra ao teu pai e à tua mãe”, é uma conseqüência da lei geral da caridade e do amor ao próximo, porque não se pode amar ao próximo sem amar aos pais; mas o imperativo honra implica um dever a mais para com eles: o da piedade filial.
Em Provérbios, na Bíblia, temos um grande ensinamento sobre como devemos tratar nossa mãe: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe. Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. ... Mas, por ela ser mãe, sempre estará um degrau acima do nosso.
Não, não é fácil honrar quem não te honra, mas é preciso tentar e com a ajuda de Deus é possível. Não pense no merecimento, pense na posição deles e pense no quanto você é responsável por isso. A Bíblia não diz que nós só devemos honrá-los se eles nos honrarem de volta, não a opção de “se”, é para honrar e ponto.
Honra teu pai e a tua mãe
Carências afetivas na infância. Mães e pais educam os seus filhos tentando fazer o melhor possível. Porém, são humanos e também cometem erros. Alguns desses erros podem dar lugar a carências afetivas na infância, vazios emocionais que perduram na etapa adulta se o filho/a não atendeu essa dor interna.
A seguir estão algumas estratégias para você lidar melhor com isso: