"Isso é um tambacu pelo tamanho das escamas, que também se semelham as do pacu", afirmou, ao informar que, mesmo se realmente se tratar de um tambacu ainda é grande, pois o maior que já viu pesava 38 quilos.
Pode viver mais de 18 anos. Devido à sua excelente carne, é considerado o Bacalhau Brasileiro. Pode atingir comprimento máximo de 2,10 m e 112 Kg de peso.
A traíra se reproduz durante todo o ano. As fêmeas têm fecundidade relativamente baixa, que varia conforme o tamanho do peixe. Os ovócitos maduros são grandes (média = 1,5 mm).
Qual o melhor horário para pescar traíra? Elas costumam caçar nas primeiras horas do dia e no final da tarde, principalmente no outono e na primavera. Caçam muito bem no meio dos dias de verão em locais rasos. Porém, a opção recai para locais mais fundos durante o inverno, na saída do sol.
Esses itens são:
O segredo está no arremesso. “Coloque” a isca de sua preferência bem rente à margem, fazendo com que ela passe o mais próximo possível de estruturas, como matas alagadas, troncos e raízes submersas. São nessas estruturas que as traíras buscam abrigo e ficam espreitando alguma presa.
Logo após, é só descer a isca até tocar o fundo, pois aí estará a altura certa que em deve ficar a boia. Depois, é só bater a isca na água umas duas ou três vezes para chamar a atenção do peixe. Feito isso, é só esperar, que geralmente a boia dá algumas mexidas, e logo após afunda completamente.
Detalhe: dê preferência às varas de 3,5 metros ou mais e com a ponta mais grossa. Quando for utilizar telescópica e varas mais”parrudas”, se for de bambu, e a ponta ou a vara forem muito finas. Sendo assim, pode ocorrer a quebra do material na hora da fisgada, pelo fato de a traíra ter boca muito dura e óssea.
Caso você queira continuar com os frogs "tradicionais" ai vai umas dicas:
Parte 2 de 4: Colocando a linha na vara de pesca
Para pesca em alto mar, as varas de pescar escolhidas precisam ter tamanho médio e a ponta delas precisa ser grossa. A espessura do final da vara de pescar não a deixa o material entortar e nem quebrar se o peixe pescado for muito pesado. Quanto mais grossa na ponta a vara de pescar for, mais peso la suporta.
Para o seu arremesso de molinete ser preciso, você tem que segurar a vara do jeito correto. Para isso, posicione o polegar em linha reta sobre a vara, o mindinho e o anular atrás da haste do molinete, o dedo médio após a haste e com o indicador você controla a linha.