Fator De Correção (Fc)
O fator de correção é uma constante para uma determinada qualidade de alimento decorrente da relação entre peso bruto e peso líquido, sendo capaz de prever as perdas inevitáveis durante a etapa de pré-preparo, quando os alimentos são descascados, desossados ou cortados.
O fator de rendimento é o a parte útil do alimento. É o que sobra depois de removidas as cascas, caroços e aparas, entre outros. Quando se compra 2,5 Kg de carne (peso bruto ou PB), por exemplo, depois de removidas as aparas sobram apenas 2 Kg (peso líquido ou PL).
Como calcular o fator de cocção dos alimentos Como vimos, o índice de cocção (IC) trata da relação entre o peso dos alimentos cozidos e prontos (PC) e o peso dos alimentos limpos e crus (PL). Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL.
Rendimento = Peso líquido cru x Fator de cocção. Utilizado para calcular a modificação no peso do alimento que passa pela etapa de remolho (imersão em água).
Numero de porções x tamanho da porção = rendimento total. Exemplo: 4 x 240ml = 960ml (rendimento total original). 40 x 180ml = 7.
Para o cálculo real das quantidades dos alimentos deverá ser multiplicado o per capta (PB) de cada ingrediente pelo número de alunos que realizam as refeições. Segue o exemplo: Lista de Compras: Arroz:Per capta (PB) x nº de alunos 20g x 150 alunos = 3000g = 3,0 kg de arroz.
Informações sobre o gênero: O gênero ficha técnica apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizadas em tópicos, de modo objetivo e sintético e em um formato específico, geralmente uma tabela.
Pitbull
O primeiro cachorro do mundo (canis lupus familiaris) foi domesticado há 15 mil anos na Ásia Central, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira na revista da Academia das Ciências dos Estados Unidos (PNAS).
A origem do cão doméstico não é clara. ... O registo arqueológico mostra que os mais antigos restos mortais indiscutíveis de cães enterrados ao lado de seres humanos de 14.
Os cães surgiram pela primeira vez há cerca de 15 mil anos, muito antes do advento da agricultura, e representam o mais antigo animal doméstico que conhecemos. Eles emergiram de lobos antigos, mas os cientistas não estão inteiramente certos se este evento de domesticação aconteceu na Europa ou na Ásia.