O etanol é um caso especial de composto orgânico no que diz respeito à solubilidade, pois ele é infinitamente solúvel na água, que é polar, mas também dissolve muito bem materiais apolares como a gasolina. Isso acontece porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH.
Solubilidade: Os álcoois de cadeia curta, que possuem maior tendência polar, são bastante solúveis em água, porque suas moléculas realizam ligações de hidrogênio com as moléculas de água.
Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. O cloreto de sódio (soluto), por exemplo, é solúvel na água (solvente); Pouco solúveis: aqueles que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.
Quando não há solubilização, essa interação não ocorre. A farinha é um polissacarídeo de cadeia carbônica longa que não consegue ser solvatada pela água a fim de solubiliza-la, dessa, forma, eles não se misturam.
O sal não some na água, mas se dissolve, passando a compor uma solução aquosa ionizada, capaz de conduzir corrente elétrica. “Se a água evaporar, passamos a ter novamente os cristais de sal”, explica a professora de química Chamssi Hinniger, do Colégio Assumpção.
Resposta. Resposta: Porque o sal é uma substância permeável.
Resposta. A mistura de Água e Sal há apenas transformação física, pois o sal passa do sólido para o líquido, ou só até msm ficando um grão menor, resultando em uma mistura homogênea. NA HÁ TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA, CADA SUBSTÂNCIA CONTINUA COM OS MESMOS COMPONENTES QUÍMICOS.