Complementação O Ministério da Saúde recomenda sete consultas de rotina no primeiro ano de vida (na 1a semana, no 1o mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês do aniversário.
Se você está grávida ou teve um bebê, é provável que já tenha ouvido falar sobre os reflexos do recém-nascido, ou reflexos primitivos. Esses reflexos são como um “kit de sobrevivência” para os bebês, que nascem sem muito controle sobre o corpo, mas equipados com esses mecanismos de defesa da Mãe Natureza.
Uma lesão que interrompe o arco reflexo em qualquer de suas partes provoca perda do reflexo. Estruturas encefálicas podem exercer ação inibitória ou estimulatória sobre os reflexos.
Os reflexos tendinosos, também chamados reflexos profundos, músculo-tendinosos, miotáticos, miotáticos fásicos, e reflexos proprioceptivos, são provocados pelo súbito estiramento de um músculo, através da percussão com um martelo de percussão de borracha, de seu tendão ou de uma parte do membro onde este se insere.