EQST

Qual O Conceito De Fenomenologia?

Qual é o conceito de Fenomenologia?

A fenomenologia é uma orientação do pensamento europeu, a qual submeteu a concepção positivista a uma crítica radical do que se apresenta ao ser. O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo.

Qual o objeto de estudo da fenomenologia?

A fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência. A redução fenomenológica (ou "epoche" no jargão fenomenológico), é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de consciência, em um fenômeno que consiste em se estar consciente de algo.

O que é uma abordagem fenomenológica?

A psicoterapia de enfoque fenomenológico-existencial cria a possibilidade de a pessoa entrar em contato com suas angústias e medos, entendendo a indeterminação da existência (nada é imutável e não há como parar a passagem do tempo) como possibilidade e liberdade e não somente como finitude e insegurança.

Como a fenomenologia pode ajudar a compreender melhor seus conflitos?

Mediante a intuição da consciência se chega à essência como natureza absoluta do fenômeno. As características da fenomenologia que se quer aprofundar, como intenção, significado, essência e subjetividade, fornecem subsídios fundamentais para refletir criticamente sobre um melhor entendimento do movimento humano.

Qual a importância da fenomenologia para a psicologia?

É possível afirmar, que a autêntica e genuína concepção de psicologia fenomenológica é importante para a psicologia clínica e para a psiquiatria, porque é com o desenvolvimento desta disciplina que se poderá resgatar a subjetividade como fonte originária da vida humana e sua correlação com o Lebenswelt (p. 725).

Em que a fenomenologia pode contribuir com a educação?

Logo, segundo o que compreendemos, a Fenomenologia possibilita pensar a Educação na perspectiva de um processo que visa a humanização da pessoa que compreende a atribui significado as coisas, a si, aos outros, ao mundo da experiência vivida.

Qual é o papel da intuição para o método Husserliano?

O pensamento husserliano evidencia a intuição originária e mostra a fonte primeira e última do conhecimento. O dado deve dar-se no original. ... Ou seja, somente a intuição é que poderá apresentar-se como origem de toda a demonstração. Com a intuição Husserl quer dar fundamento aos conceitos.

O que é uma intencionalidade?

Intencionalidade é um conceito filosófico recuperado por Franz Brentano da Escolástica, uma subcategoria dentro da filosofia medieval para definir o estatuto da consciência, qualificada por estar dirigida para algo, ou de ser acerca de algo, possuída pela maior parte dos nossos estados conscientes.

O que significa Epoché e qual a sua importância?

Suspensão do juízo, também conhecida pelo termo grego epoché ou epokhé (εποχη), que significa 'colocar entre parênteses', é a atitude de não aceitar nem negar uma determinada proposição ou juízo.

O que é Époque?

A Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no fim do século XIX, com o final da Guerra Franco-Prussiana, em 1871, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

O que significa a suspensão do juízo segundo o ceticismo?

Sexto explica que a suspensão do juízo, ou seja, a impossibilidade de afirmar ou negar algo, é o resultado do princípio metodológico cético que consiste em comparar e em opor entre si, de todas as maneiras possíveis, as coisas que os sentidos percebem (fenômenos) e que a inteligência concebe (númeno).

O que significa redução Eidetica?

A redução eidética. Reconhecido o objeto ideal, o noema, o objeto da percepção, o passo seguinte é sua “redução eidética”, redução à idéia (do grego eidos, que significa idéia ou essência) ). Consiste na sua análise para encontrar o seu verdadeiro significado.

Quais termos são sinônimos de redução fenomenológica?

Nisso a redução fenomenológica - não uma teoria ou afirmação, mas um procedimento - desempenhará papel fundamental. Redução, redução fenomenológica, redução transcendental e epoché podem, aqui, ser tidos como sinônimos (Bell, 1991).

O quê Husserl propõe como redução fenomenológica?

A redução fenomenológica, conceito fundamental na fenomenologia de Husserl, tem o sentido de tematizar a consciência pura. Começa com a colocação entre parênteses do mundo. ... A consciência é intencionalidade significa: dirige-se para, visa alguma coisa. Toda consciência é consciência de.

O que é consciência transcendental?

De um lado, o ser como ser "transcendente" (o mundo exterior que transcende a consciência, mundo para o qual nos encontramos naturalmente orientados e sobre o qual a epoché será exercida) e, de outro, o ser como um dado imanente, presença absoluta, in-existindo sob o modo de "coisa pensada", apreendida e constituída ...

O que significa consciência transcendental para a fenomenologia?

Ou seja, a fenomenologia transcendental se abstém, sem negar a existência do mundo, de tecer considerações sobre a existência ou não existência dos fatos ou das coisas, para reter, então, o sentido (ou a alma) do mundo, para reter este "resíduo fenomenológico" que, na condição de conteúdo intencional da consciência ...

Como a fenomenologia vê o sentido do mundo?

A fenomenologia é um estudo que fundamenta o conhecimento nos fenômenos da consciência. Para ele, o mundo só pode ser compreendido a partir da forma como se manifesta, ou seja, como aparece para a consciência humana. ... Não há um mundo em si e nem uma consciência em si.

Como se forma a consciência?

Para Susan Greenfield, pesquisadora da Universidade de Oxford, a consciência não é um lampejo, mas um contínuo de conexões dos seus neurônios, que vão ocorrendo do momento em que você nasce até o fim da sua vida. A cada nova experiência, seu cérebro faz uma representação mental que é armazenada em sua memória.