CID 10 Z01. 8 Outros exames especiais especificados – Doenças CID-10.
Quais as causas São diversas as causas possíveis de duodenite, como infecções, sobretudo a infecção crónica a Helicobacter pylori, estados de hipersecrecção ácida pelo estômago, alguns medicamentos (especialmente os anti-inflamatórios não esteróides), álcool, stress e devido a uma doença grave ou a uma cirurgia prévia.
Bulboduodenite - É a presença de inflamação no bulbo duodenal. Geralmente, como na gastrite, pode ser classificada, endoscopicamente como enantemática (ou enantematosa, quando a mucosa está avermelhada) ou erosiva (quando há feridas superficiais). Pode ser estratificada como leve, moderada ou severa.
Nas gastrites agudas causadas por álcool ou medicamentos e nas gastrites causadas pela bactéria HP, tratamentos de uma a duas semanas são habitualmente suficientes. Pacientes mais sintomáticos, no entanto, podem ter a necessidade de tratamentos mais longos, com cerca de um a dois meses.
O tratamento para gastrite enantematosa inclui medicamentos antiácidos ou protetores gástricos, antibióticos para eliminar a bactéria Helicobacter pylori, quando essa for a causa da gastrite e alteração dos hábitos alimentares, evitando alimentos gordurosos e outros que irritam o intestino.
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:
Como aliviar a Gastrite?
6 sintomas de H. pylori no estômago
pylori, é uma bactéria encontrada no estômago de muitas pessoas e que, nelas, costuma não apresentar sintomas. No entanto, quem não a tem pode ser infectado por meio de saliva, fezes ou alimentos contaminados e, assim, sofrer com sintomas incômodos, como uma dor intensa no estômago.
não existe relação entre perda de peso e presença de H. pylori. Às vezes o paciente pode ter perda de peso caso tenha dor após comer ou ganho de peso se a dor melhora com a alimentação. Convém ser acompanhado por um gastroclínico ou gastrocirurgião para tratamento.