EQST

Qual O Agente Etiolgico Da Leishmaniose Tegumentar?

Qual é o agente etiológico da Leishmaniose Tegumentar?

A Leishmaniose Tegumentar Americana – LTA é uma doença infecciosa, não-contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas; é primariamente uma infecção zoonótica, afetando outros animais que não o homem, o qual pode ser envolvido secundariamente.

O que é a leishmaniose visceral?

Essa forma de leishmaniose é conhecida como “ferida brava”. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos freqüente.

Quais as espécies causadoras de leishmaniose visceral?

É causada por espécies do gênero Leishmania, pertencentes ao complexo Leishmania (Leishmania) donovani1. No Brasil, o agente etiológico é a L. chagasi, espécie semelhante à L. infantum encontrada em alguns países do Mediterrâneo e da Ásia.

Qual o tipo de célula parasitada pela leishmaniose?

Os parasitas do gênero Leishmania vivem preferencialmente em fagócitos mononucleares (macrófagos), tendo como algumas exceções fibroblastos, células dendríticas e neutrófilos38.

Como age a Leishmaniose?

O calazar é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.

Quais são os mecanismos imunológicos envolvidos na patogênese da leishmaniose visceral?

Na leishmaniose visceral ativa o sistema imunológico participa ativamente na lesão de órgãos não linfóides. Contrária à visão existente que considera somente mecanismos de deposição de imunocomplexos, observa-se na patogenia a participação de macrófagos, células T, citocinas e imunoglobulinas por mecanismo alternativo.

Quem descobriu a doença Leishmaniose?

Essas pesquisas esclareceram questões ligadas à etiologia do calazar e do botão do Oriente, mas a referência não foi conhecida no Ocidente até depois da Segunda Guerra Mundial. Assim, o crédito da descoberta do parasita é freqüentemente dado a James Homer Wright, para a Leishmania tropica Wright, em 1903.

Quando foi a descoberta da leishmaniose?

A descoberta dos protozoários conhecidos com o nome de Leishmania data de 1903. Contudo o registro de doenças semelhantes a Leishmaniose são muito antigos.

Qual mosquito é o transmissor da leishmaniose?

O parasito L. chagasi é transmitido pela picada de fêmeas de flebotomíneos infectadas, em especial, das espécies Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi. Também conhecidos como 'mosquito-palha', 'tatuquira', 'cangalhinha' e birigui, os insetos são pequenos e apresentam coloração amarelada.