As normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas e Técnicas, são as mais utilizadas dentro da vida acadêmica. Desde artigos e trabalhos até o tão famoso TCC as normas já precisam ser seguidas.
Os trabalhos são impressos em papel A4. As margens ficam assim:
A epígrafe é um pequeno texto, escrito em prosa ou em verso, em que são colocadas citações ou pensamentos que fazem sentido para o trabalho.
É importante dizer que as normas da ABNT são recomendações normativas. Isso significa que há espaço para personalizações e especificações. O que é bastante comum nas instituições de ensino que, por exemplo, estabelecem suas próprias regras aos trabalhos acadêmicos.
O resumo e o abstract são os cartões de visita da pesquisa do trabalho. Junto ao título, são responsáveis por despertar ou não o interesse do leitor em ler sua pesquisa.
O pesquisador precisa definir o objetivo geral e os objetivos específicos. O primeiro diz respeito à principal finalidade do trabalho. Já o segundo elenca as etapas que devem ser concluídas para atingir o propósito maior.
Os apêndices e os anexos são elementos pós-textuais, que complementam o texto da pesquisa. De forma geral, eles não se conectam com o texto do trabalho, mas também são relevantes à pesquisa.
Toda pesquisa precisa de um norte, ou seja, uma problemática que motive a investigação. O trabalho deve encontrar soluções para uma questão científica, a partir do estudo de teoria ou observação da realidade. É importante destacar que o problema de pesquisa geralmente aparece na forma de pergunta.
Antônio Carlos Gil, que escreveu o livro “Métodos e Técnicas de Pesquisa Social”, diz que a introdução do trabalho define o problema da pesquisa, apresenta os objetivos e as justificativas para a realização.
Afinal, a maneira que um trabalho é entregue também pode ser um dos critérios de avaliação. Sendo assim necessário muito capricho e comprometimento. Para te ajudar nessa vida acadêmica preparamos esse texto sobre as normas ABNT para trabalhos acadêmicos.
A ABNT é uma instituição que define padrões de formatação e apresentação de artigos, monografias, dissertações e teses. Essas diretrizes são adotadas pela maioria das faculdades e revistas científicas do país. O objetivo é organizar e facilitar o acesso às informações e ao conhecimento científico.
A lista de abreviações e siglas também não é um elemento obrigatório. Ela consiste, de forma geral, na relação em ordem alfabética das abreviaturas e das siglas do texto, seguidas dos correspondentes significados por extenso.
O resumo precisa conter a ideia central do TCC, os objetivos, os procedimentos empregados e uma discussão. Tudo de forma breve, sem se aprofundar nos detalhes ou expor todos os resultados.
O índice é um elemento opcional bem semelhante ao sumário, mas que aparece entre os elementos pós-textuais. Sua função é organizar o TCC e facilitar a leitura.
A conclusão deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo conter deduções lógicas que correspondam aos objetivos da pesquisa.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) existe, em linhas gerais, para sistematizar o conhecimento. Essa entidade atua em diversas frentes, mas as normas da ABNT mais conhecidas pelos estudantes são, de fato, as relacionadas a trabalhos acadêmicos.
De acordo com as normas da ABNT, a dedicatória deve ser escrita numa página sem título, com recuo de margem a esquerda de 8 cm, na área de rodapé. Recomenda-se o uso de espaçamento simples.
Assim como os apêndices, os anexos também são materiais complementares integrados ao trabalho na parte de elementos pós-textuais. Esses documentos, no entanto, não foram elaborados pelo autor. Exemplos: mapas e reportagens.
Deve conter um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração. Ou seja, se o título de um capítulo estiver em letras maiúsculas, também deve estar em letras maiúsculas no sumário. A numeração também deve obedecer a mesma lógica.
Segundo as regras da ABNT, os títulos dos capítulos e subcapítulos devem ser alinhados à esquerda. Além de numerados com algarismos arábicos, seguindo o sistema de numeração progressiva.
O poder dos subtítulos: como criar e engajar o seu leitor
É uma seção bastante ilustrativa, e tem uma função muito bem definida: deixar o leitor confortável para entender todos os aspectos relevantes do trabalho. Na introdução deve constar: informação, fluxo e citações.
Resposta. Resposta: Da explicação e chamar a atenção do leitor para ler o conteúdo da notícia.
* Subtítulo – Literalmente, atesta-se que se trata de um elemento que reforça a intenção prestada no título, ou seja, um elemento que aparece para somar, para acrescentar algo a mais às informações anteriormente reveladas.
O titulo deve ser sucinto(expresso em poucas palavras),deve ser claro,e informativo. Não pode usar ponto final e nem vírgula!
Títulos de notícias são objetivos, devem levar ao menos um verbo (para apresentar alguma ação) e evitar qualquer tipo de pontuação ou adjetivo que comprometa a imparcialidade e formalidade da chamada – por exemplo, pontos de exclamação e palavras como “incrível”, “imperdível”, “ótimo”, “maravilhoso”, etc.