A passagem de plantão, entrega ou troca de turno é uma prática realizada pela equipe de enfermagem com a finalidade de transmitir informação objetiva, clara e concisa sobre os acontecimentos que envolvem a assistência direta e ou indireta ao paciente durante um período de trabalho, bem como assuntos de interesse ...
Alguns fatores têm sido considerados cruciais para o desenvolvimento da comunicação efetiva entre os membros da equipe de assistência à saúde, tais como: contato dos olhos, escuta ativa, confirmação da compreensão da mensagem, liderança clara, envolvimento de todos os membros da equipe, discussões saudáveis de ...
A comunicação entre os profissionais da área da saúde deve ser precisa, completa, sem ambiguidade, oportuna e compreendida por todos. Dessa forma, as instituições de saúde reduzem a ocorrência de erros, resultando na melhoria da segurança do paciente.
Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde. Quando receber ordens verbais ou resultados de exames por telefone, ouça com atenção e anote tudo no prontuário. Depois, leia para a pessoa o que você escreveu e confirme se a informação está correta. Fique atento!
A comunicação efetiva é aquela em que o indivíduo sabe filtrar e organizar as informações que deve repassar e escolhe o canal ideal a ser utilizado, para transmitir a sua ideia. Ou seja, se pessoalmente, por e-mail, telefone ou videoconferência, por exemplo. Todo ser humano comunica de alguma maneira.
Como desenvolver a comunicação efetiva?
Efetiva vem do verbo efetivar. O mesmo que: perfaz, perfaze, permanece, confirma, realiza, efetua.
Uma comunicação efetiva, que seja oportuna, precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida pelo receptor, reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria de segurança do paciente. A comunicação pode ser eletrônica, verbal ou escrita.
Comunicar-se é um dever e direito de qualquer um, a comunicação encontra um sentido de conforto, se tornando parte do tratamento, sendo assim uma ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem, e para sua eficácia todos devem utilizar a mesma linguagem de forma universal.
Faltam informações. A maior causa de erros não foi a transmissão de mensagens erradas, mas a omissão de informações. No levantamento, 27% das falhas de comunicação aconteceram porque uma das pessoas envolvidas deixou de informar dados ou relatar situações essenciais.
As conseqüências geradas por falhas na comunicação poderão trazer graves problemas para as organizações, uma vez que o colaborador não entendeu e continua agindo da mesma forma ou passando para frente informações erradas, cria-se uma bola de neve que é jogada no despenhadeiro.
Conheça os 5 erros que todo enfermeiro precisa evitar!
Existem dois tipos de comunicação, a verbal e a não verbal, conforme Silva (2005) a comunicação verbal é aquela em que as pessoas se expressam por linguagem escrita e falada, e a não verbal é a interação das pessoas sem utilizar as palavras.
O cuidado oferecido em ambiente tecnológico hospitalar e as relações interpessoais que se estabelecem neste cotidiano revelam que, para uma efetiva comunicação entre paciente e profissional, são necessárias a escuta, a presença e a sensibilidade, as quais revelam as verdadeiras necessidades de cada indivíduo5.
Escritos: linguagem escrita dos jornais, livros e revistas. Sonoros: linguagens através de sons, por exemplo, o rádio e o telefone. Audiovisuais: fusão de som e imagem, por exemplo, a televisão e o cinema. Multimídias: reunião de diversos meios de comunicação diferentes (texto, áudio, vídeo, etc.).
internet
Atualmente, os celulares são um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo para fazer ligação, armazenar dados e transmitir informações individuais e em massa.
Segundo o levantamento mais recente da “Pesquisa Brasileira de Mídia: Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”, a televisão é o meio mais usado quando o assunto é se informar. A telinha teve 63% da preferência do público, seguido pela internet com 26%, rádio com 7% e jornal com apenas 3%.
As comunicações como a rádio, o jornal, o telefone, a internet e a televisão possibilitam-nos adentrar na vida sócio política do país e saber o que está acontecendo, sem esquecer que os meios de comunicação são meios de entretenimentos, de divulgação de artistas e até mesmo de assuntos como violência social comuns na ...
Levantamento realizado pelo governo federal revela que a televisão ainda é o principal meio de comunicação dos brasileiros. A PBM (Pesquisa Brasileira de Mídia) 2015, divulgada nesta sexta-feira (19), aponta que este é o meio mais utilizado por 93% da população.
Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são maciços e sim individuais (ou interpessoais).
Sites de noticiais: Servem de apoio à campanhas publicitárias de outros meios de comunicação, como televisão, rádio, jornal, placas e folhetos. Atualmente se tornou essencial para qualquer empresa/profissional destacar seus serviços e diferenciais. A internet permite a comunicação em menor tempo com outras pessoas.
Resposta: Revistas, jornais e em comerciais.