A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é um envoltório fino, poroso e microscópico que reveste as células dos seres procariontes e eucariontes. É uma estrutura semipermeável, responsável pelo transporte e seleção de substâncias que entram e saem da célula.
Nas bactérias são encontrados três: Membrana externa, membrana interna e tem a capsula.
Dos envoltórios externos à membrana plasmática temos o glicocálix, a parede celular e as capsulas: Glicocálix: Presentes em células animais e de muitos protistas. É uma camada frouxa de glicídios, associados a lipídios e às proteínas da membrana. ... *Protoctistas: é formada por sílica ou celulose.
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.
A parede celular é uma estrutura que se localiza externamente à membrana plasmática e que, entre outras funções, garante a forma da célula. A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários.
A parede celular pode ser primária e secundária:
Parede Celular- Fica ao redor da membrana plasmática e tem como principais funções garantir a proteção celular e dar formato à célula bacteriana. ... Esta estrutura é responsável pela locomoção de algumas espécies de bactérias. Portanto, nem todas as bactérias possuem flagelos.
De uma maneira geral, podemos dizer que a parede celular das bactérias é formada basicamente por peptidoglicano e garante a proteção desses organismos, a divisão celular e a manutenção da forma das células.
As células vegetais possuem forma geométrica apenas por conta do formato da sua parede celular, que é muito rígida e consegue definir a forma dessas células. A parede celular fungos é mais frágil, é formada por quitina, uma proteína.
Apesar disso, ingerir alimentos ricos em fibras de celulose é importante para a saúde, pois as fibras são higroscópicas (são capazes de absorver água) e dão volume e consistência à massa alimentar, ativando os movimentos intestinais. Toda a celulose ingerida por seres humanos é eliminada nas fezes.
A celulose é um carboidrato, um polissacarídeo de origem vegetal e com função estrutural. É um componente presente em todos os alimentos de origem vegetal. Os seres humanos não são capazes de digerir as fibras de celulose, porém elas são importantíssimas, pois: A - Fornecem energia para o corpo.