Os aviões comerciais contam com motores poderosos, capazes de permitir o deslocamento de toneladas a mais de 900 km/h. Muita gente costuma chamá-los de turbina, quando, na verdade, a turbina é apenas uma peça interna do motor.
Esse tipo de motor é constituído resumidamente pelo núcleo que é nada mais é do que um motor turbojato e pelo enorme fan. A função principal do núcleo aqui não é produzir o empuxo como no motor do caça, e sim girar o “fan” (que em inglês significa ventilador ou ventoinha).
Ele funciona basicamente da mesma forma que o mas ele tem um formato que permite a queima na câmara de combustão de um fluxo de ar supersônico. Por conta disso, ele consegue gerar uma propulsão maior. E aí, esse motor consegue ir de seis, até Mack dez, dez vezes a velocidade do som, pode ir até além disso.
Este tipo de motor utiliza-se basicamente da mesma tecnologia dos motores dos carros modernos, ou seja, o sistema quatro tempos, utilizando-se de um número variável de cilindros onde será gerada a energia necessária para movimentar a hélice que impulsionará o avião a frente.
Frank Whittle
Messerschmitt Me 262
Ajato foi um serviço de acesso a Internet banda larga provido pela empresa TVA. Em 15 de abril de 2012 ocorreu a consolidação dos serviços Telefônica e TVA sob a marca Vivo. Desde então, o serviço passa a se chamar Vivo Speedy juntamente com o antigo Speedy da Telefônica.
Santos Dumont
No Brasil, desde cedo as crianças aprendem nas escolas que o Pai da Aviação é o mineiro Santos Dumont. No dia 6 de janeiro de 1906, ele conseguiu, em Paris, a façanha de fazer uma máquina mais pesada do que o ar voar a partir do solo. Era a consagração da sua invenção voadora, o 14 Bis. Mas a história não para por aí.
Alberto Santos-Dumont, brasileiro, nascido em 20 de julho de 1873, inventor do avião, é motivo de orgulho para o País. O Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira deixou para a humanidade a certeza de que todo sonho pode ser realizado, basta possuir vontade para conquistar feitos tidos como impossíveis.
O relógio de sol, primeira tecnologia da humanidade para marcar as horas, surgiu por volta de 2000 a.C. e era calibrado no nascer e no pôr do sol. Funcionava assim: erguia-se um obelisco, marcava-se no chão a posição da primeira sombra do dia e a última antes de anoitecer.
Os povos de antigamente, ainda não possuía relógio ou algo tecnológico como um celular como temos hoje. Eles utilizavam a sombra do sol para demarcar o horário e pelo dia e a noite eles conseguiam identificar que horas eram.
Os antigos egípcios fizeram os primeiros relógios de sol por volta de 3500 a.C. Eles eram simples bastões ou pilares que projetavam uma sombra no chão. Os antigos gregos fizeram relógios de sol na forma curva de uma tigela, feita a partir de blocos de pedra ou de pedaços de madeira.
Os obeliscos, verdadeiras obras arquitetônicas, são os relógios de sol mais antigos do mundo. Construídos no Antigo Egito, o mais antigo data de 3500 a.C aproximadamente. Os relógios solares mais simples são aqueles cujo mostrador é uma superfície plana. Há relógios com mostradores inclinados.
O relógio de sol foi o primeiro tipo de relógio utilizado em tempos antigos para indicar a hora de acordo com luz solar. Sendo assim, era um dispositivo sem necessidade de investimento em peças mecânicas, com simples fabricação. A princípio, os relógios do sol surgiram com obras de grandes dimensões, como os obeliscos.
Por causa da inclinação natural do eixo de rotação e o formato elíptico da Terra, não existe uma orientação fixa para o relógio de sol, que sempre mantenha uma afinidade geométrica constante com o Sol durante o ano inteiro.
O relógio de Sol é um instrumento que mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. ... A medida que a posição do Sol muda, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas.
O relógio de sol pode ser como, por exemplo, um relógio de jardim, constituído por um mostrador que é confeccionado em uma superfície plana na qual são indicadas as respectivas horas, dessa forma, a sombra projetada no mostrador funciona como uma espécie de relógio convencional.
Como construir um relógio de Sol com os alunos
Primeiro, faça um furo bem no meio da tampinha e no centro da garrafa. Depois, pegue um pedaço de barbante e passe pelos dois furos, deixando o fio bem esticadinho e preso com fita nas extremidades. Corte um papel com metade da circunferência da garrafa e faça doze linhas, dividindo esse papel em 12 partes iguais.
Um relógio de Sol usa o Sol (ou uma sombra) como ponteiro, mas a base de tempo é a rotação da Terra. Como ela gira de maneira muito regular esta é a base de tempo ideal para o Tempo Solar (24 horas por dia).