Fazer perguntas: 1 perguntar, interrogar, inquirir, interpelar, indagar, demandar. Fazer objeção a algo: 2 objetar, rebater, refutar, opor-se, contradizer, contestar, contrariar, contraditar, controverter, negar, impugnar, desmentir.
Capaz de socorrer, acudir, prestar assistência, dar proteção. substantivo masculino e feminino Quem oferece ajuda, assessorando outra pessoa no seu trabalho ou contribuindo de alguma forma; assistente ou assessor. Indivíduo de funções secundárias na realização de um trabalho ou atividade: auxiliar de escritório.
QUESTIONAR não é PERGUNTAR. ... QUESTIONAR não é PERGUNTAR. Se você quer saber alguma coisa, PERGUNTE. Quando nós QUESTIONAMOS alguma coisa, estamos “pondo em dúvida”.
Significado de Questionar [Jurídico] Contestar em juízo; demandar, contender: questionar o direito de alguém. Interpelar alguém buscando esclarecimentos; intimar: questionar o réu; questionar os motivos do despedimento.
É preciso retomar as origens. A filosofia não faz perguntas para encontrar respostas. Ela as faz para questionar as respostas estabelecidas. Não resolve problemas, ela os cria onde se diz que não faz falta.
Estranhamento é a atitude de afastar-se da letargia da alienação e do conformismo. Estranhar é abandonar a atitude passiva perante o mundo e seus contextos e questioná-lo, buscando compreender suas vicissitudes.
1 Ato ou efeito de estranhar(-se). 2 Surpresa, admiração, espanto face ao que não é comum ou habitual ou, ainda, totalmente inesperado; estranheza.
substantivo masculino Ato ou efeito de estranhar alguma coisa, de achar estranho, fora do comum. Surpresa diante do que não é comum ou rotineiro; estranheza, admiração. ... Etimologia (origem da palavra estranhamento). Estranhar + mento.
Estranhamento e desnaturalização compreendem conceitos bastante relacionados dentro da Sociologia. O estranhamento se refere ao ato de inconformidade com situações grotescas e de repúdio, o que apenas potencializa a desnaturalização destes processos.
“Estranhar” o Outro. Reconhecer em outro indivíduo (ou em um conjunto deles) suas peculiaridades e diferenças. Não somente, mas também suas equivalências. É na prática do ESTRANHAMENTO que eu me identifico, que eu me vejo como ser único e que eu me afirmo como sendo, da mesma maneira, o Outro.
40) também se refere ao thauma, ou à admiração, como o sentimento originário do filosofar na sua obra Metafísica: “É a admiração que leva os homens a filosofar.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
O espanto causa perplexidade em quem se depara com algo desconhecido e assim se sente impelido a querer saber; essa atitude é própria do filosofar, por isso, ―agora como na origem‖, o que motiva os homens é a libertação da ignorância.
Na filosofia, a admiração ou espanto é o princípio fundamental para começar a filosofar, ou seja, é um processo atractivo através do qual não passamos indiferentes perante qualquer coisa, mas colocamo-nos em movimento, partindo de coisas simples para coisas mais complexas, terminando no conhecimento de si, como ...
A filosofia é também muito importante, pois é com ela que aprendemos a verdade e a mentira, é com ela que questionamos nossos erros, e tentamos endireitar, ela coloca o ser humano para pensar e agir de uma forma em que ele consegue descobrir coisas que nem sabia.
Esta sentença inicial refere-se, sobretudo, ao espanto que sentimos quando observamos detalhadamente a realidade circundante e nos assustamos com a multiplicidade de seres e a ordem que os mantêm. Esta busca nasce, diz este filósofo grego, para fugir da ignorância.
Resposta: a notícia surpresa porque a novidade e uma surpresa causa espanto e grave, notícia as pessoas houve dia a dia. certas, situação dada notícia chocam as pessoas.
O sentido grego da palavra admiração é espanto. Quando estamos diante de uma situação diferente, inesperada, temos uma atitude de admiração e esta atitude é ponto de partida para o ato de filosofar, pois nos leva à descoberta de nossa própria ignorância e à indagação sobre o que ignoramos.